Política

Marcelo entregou Ordem de Camões a Balsemão

Balsemão faz 88 anos esta segunda-feira. Condecoração tinha sido anunciada em março, na entrega do Prémio Pessoa

Marcelo e Balsemão, nos 50 anos do Expresso, quando o Presidente entregou a Ordem da Liberdade ao jornal
TIAGO MIRANDA

O Presidente da República entregou, esta segunda-feira, a Grã-Cruz da Ordem de Camões a Francisco Pinto Balsemão, ex-primeiro-ministro e fundador do Expresso e do Grupo Impresa. A condecoração já tinha anunciada por Marcelo Rebelo de Sousa a 10 de março, na cerimónia de entrega do Prémio Pessoa, mas foi entregue esta segunda-feira, diz em que Francisco Pinto Balsemão completa 88 anos.

mais do que justo que associe a este prémio, que é um símbolo único no Portugal cultural contemporâneo, o anúncio, com a entrega em breve das respetivas insígnias, de Francisco Pinto Balsemão, com a Grã-Cruz da Ordem de Camões", justificou Marcelo , na cerimónia do Prémio Pessoa, quando anuncioua condecoração.

Na altura, Marcelo também disse que, através desta condecoração, queria prestar homenagem a quantos "com visão, souberam abrir caminhos, mudar mentalidades, compreender em momentos-chave o que podia e devia ser concebido a concretizado ao serviço da língua e cultura, e em particular da cultura no Portugal contemporâneo, no Portugal democrático, nascido em abril de 1974".

Em 2023, Marcelo Rebelo de Sousa entregou ao Expresso a Ordem da Liberdade, numa cerimónia que assinalou os 50 anos do semanário e em que deixou elogios a Balsemão.