“Apanhou-me de surpresa”, confessa João Cepeda, ex-jornalista e atual presidente da Time Out Market, descrevendo o telefonema que recebeu do primeiro-ministro (PM). António Costa chamou-o para lhe deixar um desafio: ser diretor de comunicação do Governo. O cargo é uma novidade nos anos recentes. Até aqui, o PM tinha uma equipa de assessores para tratar da sua comunicação e coordenar as iniciativas e a comunicação do Governo, mais um secretário de Estado-adjunto, com assento no Conselho de Ministros, que ajudava a colar as peças. “Com a extinção da secretaria de Estado, deixou de haver quem coordenasse/articulasse a comunicação do Governo. E o Gabinete do PM tem de se focar no PM”, confirma o gabinete de António Costa. Daí o telefonema — e o convite.
“Disse-me que o queria fazer há algum tempo, que tinha um objetivo ambicioso em relação à comunicação”, conta ao Expresso Cepeda, que foi jornalista durante 16 anos (no “DN”, TSF e depois correspondente em Londres da Lusa e da SIC), mas que mudou de vida para fundar, com sucesso, as revistas “Time Out Lisboa” e “Porto”. Nos últimos sete anos tornou-se empresário, lançou a Time Out Market, com sede no Mercado da Ribeira, em Lisboa, replicando o projeto fora do país: Miami, Nova Iorque, Chicago, Boston, Montreal e Dubai. Havia mais em linha, mas agora vai suspender essa função para se dedicar ao Governo.