Política

Madeleine Albright. Marcelo evoca primeira mulher secretária de Estado dos EUA

Numa mensagem publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "evoca a memória de Madeleine Albright" e "envia sentidas condolências à família e amigos" da antiga diplomata norte-americana

TIAGO PETINGA/Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, evocou esta quarta-feira Madeleine Albright, lembrando o seu percurso e realçando que foi a primeira mulher secretária de Estado dos Estados Unidos da América (EUA).

Madeleine Albright morreu hoje, aos 85 anos, vítima de cancro, revelou fonte da família à agência de notícias Associated Press (AP).

Numa mensagem publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "evoca a memória de Madeleine Albright, falecida hoje" e "envia sentidas condolências à família e amigos" da antiga diplomata norte-americana.

"Nascida em Praga, chegou aos EUA como refugiada, em 1948, depois de a sua família ter fugido dos horrores da guerra, refugiando-se em Londres. Com um percurso no ensino universitário em Georgetown e participação política ativa no Partido Democrata durante as décadas de 1970 e 1980, tornou-se na primeira mulher a assumir a pasta de Secretária de Estado, em 1996, cumprindo todo o segundo mandato do Presidente Bill Clinton", lê-se na nota.

Madeleine Albright, "posteriormente, dedicou-se novamente ao ensino, à escrita e à consultoria, sempre nas áreas da diplomacia, defesa e direitos humanos", refere-se na mesma mensagem.

O Presidente Bill Clinton (1993-2001) escolheu Albright em 1996 para chefe da diplomacia norte-americana, cargo que desempenhou nos até 2021.

Na altura, Albright tornou-se a primeira mulher a ocupar o mais alto cargo político na história dos EUA. Nunca esteve na linha de sucessão para a presidência por ser natural de um país estrangeiro, a antiga Checoslováquia.

Antes de assumir a chefia do Departamento de Estado, Albright ocupou o cargo de embaixadora dos EUA na ONU (1993-1997).

Natural de Praga, fugiu com a família da Checoslováquia em 1939, tendo passado os anos da Segunda Guerra Mundial em Londres. Depois do regresso ao país de origem, a família partiu para os EUA em 1948, quando Albright tinha 11 anos.