O ex-deputado do CDS-PP, Michael Seufert, é o mandatário nacional da candidatura de Tiago Mayan Gonçalves à Presidência da República, anunciou esta terça-feira a Iniciativa Liberal (IL).
O antigo deputado centrista e presidente da Juventude Popular entre 2009 e 2011 deverá já acompanhar Tiago Mayan Gonçalves esta semana durante a entrega de assinaturas no Tribunal Constitucional (TC) para formalizar a candidatura apoiada pelos liberais.
"Foi um convite que me surpreendeu, mas que me deixou também muito honrado. Sempre fui liberal e Tiago Mayan Gonçalves é uma excelente alternativa para quem não se revê, tal como eu, no atual Presidente da República", diz ao Expresso Michael Seufert, lamentando o apoio do CDS-PP à recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa.
"Vai deixar órfãos muitos eleitores do CDS. Acredito que muitos ficarão em casa porque não se reveem na escolha. O PS foi muito mais inteligente em não declarar apoio a nenhum candidato face a uma situação semelhante", acrescenta.
Depois de ter angariado 10 mil assinaturas para formalizar a candidatura a Belém, Tiago Mayan Gonçalves aguarda neste momento a conclusão do processo de verificação pelas juntas de freguesia para entregar as assinaturas no TC.
O candidato a Belém, que oficializou a sua candidatura no dia 25 de novembro, no Porto, tem prometido ser o garante dos ideais liberais, criticando o Estado que "bloqueia as capacidades de escolha" dos cidadãos em várias áreas. Mayan Gonçalves tem acusado também o atual Presidente da República de ser o "porta-voz da narrativa do Governo" e de representar o "colaboracionismo" com o Executivo na gestão da pandemia e em casos como Pedrogão, Tancos ou Reguengos de Monsaraz.
Já Cotrim de Figueiredo tem insistido que Tiago Mayan Gonçalves deverá ser a escolha do eleitorado liberal e da direita que não se identifica com as outras alternativas tecendo críticas a Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura, que apelidou de "baluarte" e "catavento" do sistema.