Política

Manuel Monteiro está de volta ao CDS

O antigo presidente do CDS está de volta ao partido, depois de se ter desfiliado do partido. A decisão vai ser anunciada esta quarta-feira, depois do 'ok' final de Francisco Rodrigues dos Santos.

Manuel Monteiro
Foto Ana Baião

Manuel Monteiro é oficialmente militante do CDS. O antigo presidente democrata-cristão tinha formalizado o pedido junto da concelhia da Póvoa de Varzim, que aprovou a sua inscrição por unanimidade, mas a então direção de Assunção Cristas adiou qualquer tomada de posição para depois do congresso do CDS, que elegeria a nova liderança do partido.

Francisco Rodrigues dos Santos, que nunca se opôs à reintegração de Monteiro, tomou posse a 26 de janeiro e, desde aí, muito se tem especulado sobre o momento em que o antigo presidente do partido seria finalmente confirmado como militante do CDS.

A verdade é que a pandemia do novo coronavírus veio trocar as voltas ao líder do CDS, que teve de esperar por um momento mais adequado para reintegrar Manuel Monteiro. O processo, sabe o Expresso, ficou concluído na segunda-feira e a decisão será anunciada até ao final do dia de hoje.

Manuel Monteiro assumiu a liderança do CDS em 1992, com apenas 29 anos e com o apoio tácito de Paulo Portas. Deixou a liderança em 1998, já em rutura com o portismo, e fundou, mais tarde, em 2003, o partido Nova Democracia que se apresentou às eleições, com resultados muitos modestos. A última vez que concorreu às eleições, nas legislativas de 2011, a Nova Democracia obteve 0,21%, com 11.806 votos, longe de eleger qualquer deputado. O partido foi extinto pelo Tribunal Constitucional em 2015, por falta de apresentação das contas anuais.