Exclusivo

Que voz é esta?

“A entrada precoce para a creche expõe o bebé a um stress crónico continuado e isso pode deixar marcas”

As experiências tidas nos primeiros três anos de vida, quando se constrói o aparelho psíquico, influenciam a forma como o cérebro se organiza. Insuficiência de afetos e outras situações traumáticas vividas nessa fase podem provocar alterações nas próprias ligações neuronais e conduzir ao aparecimento de doenças psiquiátricas, mas também físicas. No mais recente episódio do podcast “Que Voz é Esta?”, o pedopsiquiatra Pedro Caldeira da Silva, diretor da Unidade de Primeira Infância do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, fala sobre a saúde mental dos bebés e das crianças em idade pré-escolar e explica como o sofrimento psicológico se manifesta nos mais pequenos

O pedopsiquiatra Pedro Caldeira da Silva, diretor da Unidade de Primeira Infância do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, foi o convidado do episódio do podcast "Que Voz é Esta?" dedicado à saúde mental dos bebés e das crianças mais pequenas
José Fernandes

Pode causar estranheza, mas as crianças em idade pré-escolar e até os bebés podem sofrer de ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental, que são mais comuns do que se imagina, embora ainda sejam muito pouco falados.

É nos primeiros três anos de vida que se constrói o aparelho psíquico e as experiências tidas nessa fase são determinantes para o futuro.

“A primeira infância é o período em que o cérebro se está a organizar. A experiência que o bebé tem influencia a maneira como as ligações entre os neurónios se estabelecem. É o período em que o cérebro está mais recetivo às influências do exterior” explica o pedopsiquiatra Pedro Caldeira da Silva, no mais recente episódio do podcast “Que Voz é Esta?”.

Ouça aqui o episódio.