Tem 52 anos, chama-se Javier Milei, quer ser Presidente da Argentina e é o candidato mais bem posicionado nas sondagens, para o sufrágio de 22 de outubro. Este homem que já teve várias vidas profissionais e descobriu a vontade de ser Presidente como se fosse uma epifânia “é um anarcocapitalista que não acredita no Estado e mandou clonar o seu cão [que já morreu] e que ele acredita que fala com o Divino”, explica o politólogo Andrés Malamud neste episódio de O Mundo a Seus Pés dedicado à América Latina.
É neste cenário de (grande) disrupção política e uma taxa de inflação que irá rondar os 200% no final do ano que a Argentina celebra 40 anos de Democracia, que pôs fim à Ditadura Militar que fez milhares de mortos e desaparecidos. Para evitar que a memória do terror caia no esquecimento, a UNESCO classificou este mês como Património Mundial da Humanidade, a Escola Mecânica da Armada (em Buenos Aires), onde funcionou o maior centro de tortura da ditadura militar na Argentina.
Para nos falar do confronto de Javier Milei com Patrícia Bullrich e Sergio Massa, da “fome de poder” dos políticos peronistas, da dinastia Kirchner, da ineficácia do Presidente Alberto Fernandez e do quase apocalipse que é viver com uma inflação de três dígitos, temos connosco o correspondente do Expresso em Buenos Aires, Márcio Resende, e o investigador em Ciência Política, Andrés Malamud (um cidadão argentino que vive em Portugal).
O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França. Embarque connosco numa viagem sonora à volta do mundo, ouvindo os outros episódios deste podcast.