Com eleições legislativas a marcar para o outono, a Polónia já conta cabeças de um lado e de outro da refrega política. O ultradireitista Partido Lei e Justiça, no poder há oito anos, procura o terceiro mandato, sempre sob a égide do antigo primeiro-ministro Jaroslaw Kaczynski, que em tempos partilhou o poder com o seu gémeo Lech, já falecido. Já o centro liberal aposta, ao que tudo indica, no também antigo primeiro-ministro Donald Tusk, mais tarde presidente do Conselho Europeu.
Em conflito com Bruxelas, que acusa Varsóvia de violar o Estado de Direito, o Governo polaco tenta capitalizar sentimentos de soberania e o prestígio internacional que o apoio firme à Ucrânia lhe tem valido. Tal não impede, porém, que centenas de milhares de manifestem nas ruas contra o Executivo e os retrocessos que promove nas liberdades individuais e na igualdade de direitos.
Para analisar o estado de coisas, o editor da secção internacional, Pedro Cordeiro, conversa com a Madalena Meyer Resende, investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais dedicada aos assuntos europeus, e com o jornalista Hélder Gomes, autor de um recente trabalho sobre a Polónia no Expresso. A edição técnica do episódio é de Salomé Rita.
O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da secção internacional do Expresso, publicado todas as segundas-feiras e com episódios extra sempre que a atualidade mundial o justifica. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França.