Mercado Aberto

Luís Aguilar: “No futebol português encontramos jogadores que valem 120 mil euros mas as comissões de venda são de 1 milhão”

O FC Porto divulgou os resultados da Auditoria Forense pedida pela atual direção de André Villas-Boas. As comissões de intermediação tiveram um impacto negativo de 50 milhões de euros nas contas do clube. O tema esteve em destaque no Mercado Aberto do dia 16 de janeiro, com o jornalista Luís Marçal e os comentadores da SIC, Luís Aguilar e Marco Caneira

Foram alvo de análise quase 900 transferências de jogadores, realizadas nos últimos 10 anos e 47 por cento das comissões foram acordadas com valores acima dos referenciais da FIFA.

O agente Pedro Pinho esteve em 43 tranferências de jogadores do FC Porto em 10 anos.

O montante total de comissões foi de 158 milhões de euros, com os tais 50 milhões de impacto negativo por causa destas comissões excessivas.

Mas o documento denuncia também a concentração de intermediários: metade das comissões, avaliadas em 80 milhoes de euros, foram atribuidas a 8 agentes. A auditoria forense analisou ainda 55 jogadores relevantes das equipas A e B e concluiu que 51 transferências não tinham a documentação de suporte adequada.

Mercado Aberto: contratos, transferências. Todos os negócios do futebol, na SIC Notícias e em podcast. Oiça no site do Expresso, SIC e SIC Notícias, e subscreva na sua plataforma de podcasts favorita.