Expresso da Meia-Noite

Almirante Gouveia e Melo: o candidato de que o povo precisa ou o militar perigoso que abala a democracia?

São ainda muitos os pré-candidatos que podem entrar na corrida presidencial, mas a verdade é que, neste momento, os holofotes focam-se sobretudo numa possibilidade: a do Almirante Gouveia e Melo avançar com uma candidatura. Um militar no Palácio de Belém significa uma mudança perigosa de regime ou um banal acontecimento provável em qualquer democracia? Ouça o Expresso da Meia-Noite em podcast

Estamos a chegar ao fim do ano e o tema que mais paira sobre a política portuguesa é a possibilidade de, dentro de um ano, haver um militar em Belém. Há ainda muita água para correr, são muitos os pré-candidatos que podem entrar na corrida, com fortes possibilidades de ganhar, mas a verdade é que, neste momento, os holofotes focam-se sobretudo numa possibilidade: Almirante Gouveia e Melo vai avançar com uma candidatura.

Com um militar no Palácio, estamos perante uma mudança do regime ou um acontecimento normal de qualquer democracia? É sobre isso que Ricardo Costa conversa com Teresa Violante, constitucionalista e colonista do Expresso, João Gabriel, consultor de comunicação, António Gomes, faz o trabalho de campo das sondagens para a SIC e o Expresso, ICS e do ISCTE, e Vítor Matos, jornalista do Expresso e biógrafo não oficial de Marcelo Rebelo de Sousa. Ouça o Expresso da Meia-Noite em podcast, emitido a 13 de dezembro.