Comissão Política

Costa entre a estabilidade interna e a paixão europeia

O primeiro-ministro já disse que não aceitará qualquer lugar europeu se isso colocar em causa a estabilidade em Portugal. Mas será que encerra definitivamente o assunto? Entre Lisboa e o Luxemburgo, a Comissão Política discute os cenários que se podem colocar

“Eu sou o garante da estabilidade. Já expliquei a todos que não aceitarei uma missão que ponha em causa a estabilidade em Portugal. Alguma vez eu poria em causa a estabilidade que tão dificilmente conquistei?”, disse o primeiro-ministro, António Costa, ao Público, depois de vários dias de notícias a darem conta de como o seu nome é desejado para lugares europeus, nomeadamente para o cargo de presidente do Conselho Europeu, atualmente desempenhado pelo belga Charles Michel.

A possibilidade de o líder socialista desempenhar um cargo europeu já vem detrás e motivou, aliás, um aviso de Marcelo Rebelo de Sousa, logo na posse deste Governo. E voltou a ganhar espaço no debate público e política depois da polémica acerca da ida do primeiro-ministro português à final da Liga Europa, onde ficou sentado ao lado do primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban.

Costa deixou a bola rolar durante uns dias. E Marcelo, claro, como é seu hábito, não comentou, comentando: disse que falar agora sobre uma eventual saída de Costa para Bruxelas seria mau para Portugal e para a Europa. E remeteu o assunto para daqui a um ano. Ou seja, para depois das eleições europeias.

Será nessa altura que, dependendo dos resultados das eleições a nível de toda a União Europeia, mas também de outros fatores, que os líderes europeus se vão sentar à mesa a negociar lugares. É o que nos explica a Susana Frexes, correspondente do Expresso junto da UE, e que participa nesta Comissão Política a partir do Luxemburgo.

No debate sobre os cenários que se colocam a Costa, Marcelo e ao PS participam também os comissários residentes, David Dinis e Vitor Matos. A sonoplastia é de Ana Salomé Rita e a ilustração de Tiago Pereira Santos.

Oiça mais episódios: