Ricardo Araújo Pereira discorre chatamente sobre uma lei medieval que dava a cidadãos ofendidos o direito de espancar e matar um determinado tipo de criminoso. Depois avança 800 anos e verifica que no nosso tempo continua a ser possível espancar impunemente certos engraçadinhos. Lê um bocado de um livro checo e outro de um autor francês que levou três tiros. Refere algumas piadas que assassinaram pessoas e algumas pessoas que foram assassinadas por causa de piadas. Recorda o conceito de comédia do comissário soviético Anatóli Lunatcharski, que é muito parecido com o conceito de comédia de alguns comissários contemporâneos. No fim, fala com a perigosa cartunista e ilustradora Cristina Sampaio, cujos bonecos fazem dói-dói a pessoas sensíveis. A não perder.
‘Coisa que não edifica nem destrói’ é um podcast semanal, que consiste numa experiência social em que Ricardo Araújo Pereira fala sozinho durante bastante tempo sobre assuntos que o entusiasmam muito, mas talvez não interessem a mais ninguém. Às vezes, aborrece convidados. O objectivo é obter o maior número possível de ouvintes, como quando aquele ovo era a fotografia com mais likes do Instagram.
A capa de 'Coisa Que Não Edifica Nem Destrói' é de Vera Tavares, a música de Rodrigo Leão e a sonoplastia de João Martins. Disponível em todas as plataformas de podcast, na SIC e no Expresso.
Bibliografia deste episódio:
The Nazi joke courts, Nat Schmulowitz; São Francisco; Edição de autor, 1943.
Nobel Lecture, Dario Fo;
https://www.nobelprize.org/prizes/literature/1997/fo/lecture/
O Bom Soldado Svejk, Jaroslav Hasek; trad. Lumir Nahodil; Lisboa: Tinta-da-china, 2017.
Fools Are Everywhere - The court jester around the world, Beatrice K. Otto; The university of Chicago press, 2001.
It’s only a joke, comrade! Humour, trust and everyday life under Stalin, Jonathan Waterlow; Oxford, 2018.
Humor and Rumor in the Post-Soviet Authoritarian State, Anastasiya Astapova; Lexington books, 2021.
Le Lambeau, Philippe Lançon; Paris: Gallimard, 2018.