Coisa Que Não Edifica Nem Destrói

Sobre xixi e cocó: “Somos um bicho que é capaz do soneto e da digestão, do sublime e do excremento”

Ricardo Araújo Pereira discorre chatamente sobre um bobo do século XII especializado em ventosidade e conversa com o poeta Jorge Sousa Braga sobre merda, poesia e poesia sobre merda. Ouça aqui o terceiro episódio do podcast 'Coisa que não edifica nem destrói'

Ricardo Araújo Pereira discorre chatamente sobre um bobo do século XII especializado em ventosidade. Lê um bocado de um livro francês em que as personagens comem muito e defecam mais ainda. Desenvolve uma teoria sobre a condição humana e os excrementos. Ao contrário do prometido, quase não fala de xixi. Faz referência a um debate entre padres medievais sobre a digestão de Deus. No fim, conversa com o poeta Jorge Sousa Braga sobre merda, poesia e poesia sobre merda. A não perder.

Vera Tavares

‘Coisa que não edifica nem destrói’ é um podcast semanal, que consiste numa experiência social em que Ricardo Araújo Pereira fala sozinho durante bastante tempo sobre assuntos que o entusiasmam muito, mas talvez não interessem a mais ninguém. Às vezes, aborrece convidados. O objectivo é obter o maior número possível de ouvintes, como quando aquele ovo era a fotografia com mais likes do Instagram.

A capa de 'Coisa Que Não Edifica Nem Destrói' é de Vera Tavares, a música de Rodrigo Leão e a sonoplastia de João Martins. Disponível em todas as plataformas de podcast, na SIC e no Expresso.

Bibliografia deste episódio:

Gargântua & Pantagruel – volume I, de François Rabelais; trad. Manuel de Freitas; Lisboa: E-primatur, 2023.

The facetiae, by Giovanni Francesco Poggio Bracciolini; trad. Bernhard J. Hurwood; Award Books, 1968.

On farting – Language and Laughter in the Middle Ages, by Valerie Allen; Palgrave Macmillan, 2007.

Studia Patristica. Vol.LXXIV - Including Papers Presented at the Fifth British Patristics Conference); London, 3-5 September, 2014; Edited by M. Vinzent e A. Brent; Peeters, 2016.

Studia Patristica. Vol. XCVI - Papers Presented at the Seventeenth International Conference on Patristic Studies Held in Oxford 2015: Volume 22;Edited by Markus Vinzent; Peeters, 2017.

Quando a Lua Desce à Terra (poesia traduzida), de Jorge Sousa Braga; Lisboa: Língua Morta, 2023.

O Poeta Nu, de Jorge Sousa Braga; Lisboa: Assírio & Alvim, 2007.

A Flor Cadáver e outros poemas, de Jorge Sousa Braga (No prelo).

Coisa Que Não Edifica Nem Destrói