Bloco Central

Pedro Siza Vieira: “O comportamento de Trump é fascinante, comporta-se como o bully da escola”

Haverá vida para lá do que se decide a partir da Casa Branca? Há, com certeza, mas por estes dias parece que o resto do mundo foi colocado na plateia para que a América de Trump fique sozinha no palco e todos tomemos consciência do significado de uma revolução que teve inicio em Washington, no dia 20 de janeiro de 2025. Oiça a análise de Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira, com moderação de Paulo Baldaia, no Bloco Central

Para não corrermos o risco de ficar o resto dia à volta do discurso de Trump, fizemos opções e vamos conversar neste episódio sobre a libertação dos golpistas do Capitólio, o lançamento de uma memecoin que já valorizou em milhares de milhões de dólares e a necessidade que, na análise de Von der Leyen, a Europa tem de começar a fortalecer a relação com outros gigantes económicos como a china e a Índia.


Depois, regressamos ao nosso país, porque um norte-americano gasta em média quatro vezes mais que um português em cuidados de saúde e, embora 88% dos americanos considerem que o seu estado de saúde é bom ou muito bom e em Portugal essa avaliação seja feita por apenas 51% das pessoas, a esperança média de vida sobe em Portugal e está quase nos 85 anos enquanto que nos Estados Unidos está em queda e é menor 8 anos. Lá como cá, a saúde é sempre tema de debate, mais ainda quando um governo que ainda não fez um ano de vida já vai no terceiro CEO do SNS.