Ana Gomes

Ana Gomes: “Ao abandonar o direito internacional, Donald Trump prometeu um verdadeiro retorno à selva”

Donald Trump tomou posse da presidência dos EUA esta segunda-feira. Nas primeiras horas do mandato, assinou documentos que retiram uma das mais importantes potências de acordos de cooperação mundiais. “Ao abandonar o direito internacional, Donald Trump prometeu um verdadeiro retorno à selva”, garante Ana Gomes e antevê “uma fase da história totalmente distópica”. Ouça a comentadora nesta edição especial da noite sobre o acontecimento da semana, e talvez do século

O novo presidente dos EUA, nas primeiras horas do seu mandato, assinou várias ações executivas que desfazem a maioria das muitas iniciativas da administração Biden, como a retirada dos EUA da Organização Mundial da Saúde e do acordo climático de Paris, a par de uma promessa de declaração de emergência nacional junto da fronteira com o México. No dia desta tomada de posse, Ana Gomes na edição especial da noite mostra-se muito pessimista para com o futuro do mundo, antevê “uma distopia" onde “os mais fortes comem os mais fracos”. “Ao abandonar o direito internacional, Donald Trump prometeu um verdadeiro retorno à selva”, garante aos telespetadores. A este comentário juntam-se João Maria Jonet, João Vera Borges e Lívia Franco. Ouça aqui a transmissão especial de 20 de janeiro.

A opinião de Ana Gomes. Ao domingo à noite tem encontro marcado na SIC Notícias para analisar os temas que marcam a semana. Ouça mais episódios: