África Agora

#10 Guerra no Tigray: população civil e estabilidade regional estão em perigo no Corno de África?

Não há provas indiscutíveis de que a Eritreia tenha envolvimento militar no conflito da região etíope do Tigray entre as forças do governo federal e as da Frente de Libertação do Povo do Tigray, porém a escalada parece inevitável

25-01-2021

O conflito na Etiópia entre as forças federais do primeiro-ministro Abiy Ahmed e as tropas rebeladas da Frente de Libertação do Povo do Tigray, TPLF na sigla inglesa, pode vir a ter no envolvimento militar da Eritreia numa escalada difícil de travar.

O preço em vidas civis e o transbordar do conflito para os países limítrofes ameaçam o crescimento económico a que a Etiópia se propunha e tem certamente impacto na frágil estabilidade da região do Corno de África.

Carlos Veloso vive atualmente no Djibouti, é ex-diretor do Programa Alimentar Mundial, tem experiência na coordenação e na resposta a cenários de emergência em países como a República Democrática do Congo, Mali, Haiti e Chade, ex-coordenador de Assuntos Humanitários das Nações Unidas em Moçambique, Angola, Coreia do Norte e Somália é o convidado do África Agora para nos ajudar a perceber como se desenrolam estes acontecimentos no terreno.

O podcast “África Agora” é da autoria da jornalista Cristina Peres, com imagem gráfica criada pelo diretor de Arte do Expresso, Marco Grieco, e contou com a edição multimédia de Rúben Tiago Pereira.

Tal como acontece com “O Mundo a Seus Pés”, o podcast “África Agora” aborda as grandes questões e as mega tendências de interesse global, voltando a análise para o futuro. “África Agora” é um podcast quinzenal e pode ser ouvido no site do Expresso, em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify ou qualquer outra plataforma de podcasts.