A Próxima Vaga

“No dia em que for possível substituir os médicos por inteligência artificial, aí todas as profissões serão mesmo substituídas”

Miguel Nobre Menezes, médico e doutorando na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa com o Projecto “Inteligência Artificial Aplicada à Coronariografia e Fisiologia Coronária”, não receia vir a ser substituído por um modelo de IA, mas admite que existem riscos no uso desta tecnologia. Oiça aqui o segundo episódio do podcast A Próxima Vaga, com Mário Figueiredo, especialista em aprendizagem automática, optimização e processamento de sinais, e moderação de Francisco Pinto Balsemão

Mário Figueiredo e Miguel Nobre Menezes com Francisco Pinto Balsemão no estúdio de podcasts do Expresso a 19 de janeiro de 2024
José Fernandes

A Inteligência Artificial (IA) começa a ter um impacto significativo na medicina e tudo indica que vai permitir diagnósticos cada vez mais precisos e uma personalização cada vez maior de tratamentos, graças à análise de grandes volumes de dados médicos a alta velocidade.

Mário Figueiredo, Professor Catedrático de Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico, especialista em aprendizagem automática, optimização e processamento de sinais
José Fernandes

Mas será que os modelos de linguagem de larga escala só vão ajudar a melhorar a prestação de serviços de saúde? Ou os médicos correm o risco de virem a ser substituídos completamente pelas máquinas?

Miguel Nobre Menezes, médico cardiologista no Hospital de Santa Maria e doutorando na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa com o Projecto “Inteligência Artificial Aplicada à Coronariografia e Fisiologia Coronária”
José Fernandes

Mário Figueiredo, Professor Catedrático de Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico, especialista em aprendizagem automática, optimização e processamento de sinais, e Miguel Nobre Menezes, médico cardiologista no Hospital de Santa Maria e doutorando na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa com o Projecto “Inteligência Artificial Aplicada à Coronariografia e Fisiologia Coronária”, respondem a estas e outras perguntas sobre a revolução que a IA está a operar na área da Medicina. A moderação esteve a cargo de Francisco Pinto Balsemão.

Francisco Pinto Balsemão apresenta uma série de debates sobre o impacto atual e futuro da Inteligência Artificial (IA) em diversas áreas da nossa vida em sociedade. Da geopolítica à segurança nacional, da medicina ao ensino, da arte à religião, como é que a tecnologia está a moldar o século XXI? ‘A Próxima Vaga’ é um podcast semanal, com novo episódio todas as sextas-feiras.

Mário Henriques

A Próxima Vaga