A História repete-se

Que estratégia seguiu Martin Luther King na luta pela igualdade de direitos?

Neste episódio, Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre a longa luta pela efetiva igualdade de direitos civis nos Estados Unidos. Oiça no podcast A História repete-se

A luta pela igualdade de direitos civis nos Estados Unidos começou após o fim da guerra civil e da escravatura (1865), com as emendas constitucionais que reconheceram a cidadania e direito de voto aos negros. Contudo, estes avanços sofreram um retrocesso a partir do final do século XIX, quando os estados do sul adoptaram a doutrina “separados mas iguais” que, na prática, esteve na origem da segregação racial, situação que perdurou por décadas. O que mudou na década de 1950 e possibilitou o avanço da luta pelos direitos civis? Qual a importância e estratégia de Martin Luther King neste processo? Será que a lei dos direitos civis de 1964 significou o fim da segregação e o inicio da plena igualdade nos Estados Unidos?

Tiago Pereira Santos

Um diálogo descontraído em torno da História, dos seus maiores personagens e acontecimentos. 'A História repete-se' não é uma aula, mas quer suscitar curiosidade pelo passado e construir pontes com o presente. Todas as semanas Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho partem de um ponto que pode levar a muitos outros... São assim as boas conversas. Oiça aqui outros episódios: