45 Graus

Hugo Penedones: “O AlphaFold mostrou que a IA pode resolver problemas científicos que até aqui pareciam quase impossíveis”

Natural de Chaves, Hugo Penedones foi membro fundador do projeto AlphaFold na Google DeepMind, que revolucionou a previsão de estruturas de proteínas e levou ao Prémio Nobel de Química de 2024. Atualmente é diretor de Tecnologia (CTO) da Inductiva.AI, uma empresa de Inteligência Artificial para a ciência e engenharia, que cofundou. Oiça aqui a conversa com José Maria Pimentel

Apesar de já ter falado muito de IA no podcast, ainda não tinha explorado aqui um tema que tem dado muito que falar: o impacto que a IA está a ter -- e vai continuar a ter -- na descoberta científica.

Os novos modelos de deep learning estão a revolucionar a ciência em várias áreas, como a biologia, a física, a meteorologia e a engenharia de materiais.

Este impacto da I.A faz sentido porque, se olharmos para trás, os períodos de grandes progressos na ciência estiveram sempre associados a novas tecnologias, que abriram novas fronteiras.

Dificilmente poderia ter melhor pessoa para falar do tema do que o convidado de hoje

José Fonseca Fernandes

Hugo Penedones é licenciado em Engenharia Informática e Computação pela Universidade do Porto e é cofundador e atualmente CTO da Inductiva.AI, uma empresa de Inteligência Artificial para a ciência e engenharia. Além disso, anteriormente, passou pela Google DeepMind, onde esteve na génese de uma das maiores inovações desta área (talvez a maior!): o projecto AlphaFold, um algoritmo de previsão de estruturas de proteínas que levou à atribuição do Prémio Nobel de Química de 2024 a Demis Hassabis e John M. Jumper.

O Hugo foi membro fundador do projecto (é um dos autores do primeiro ‘paper’ publicado sobre o AlphaFold). E, como vão ouvir, o projecto tem uma história engraçada por trás, porque começou quase como uma brincadeira, como parte de um hackaton, maratona de programação, na empresa, quando o Hugo e colegas decidiram decidir-se ao problema de adivinhar a estrutura das proteínas

Nesta conversa, falámos desta e de outras áreas em que a IA está a gerar novas descobertas, desde melhorar a previsão do tempo, ao desenvolvimento de materiais inovadores, como supercondutores e até ajudar a desenvolver reactores fiáveis de fusão nuclear (a eterna promessa que nos daria uma energia limpa e ilimitada).

Tentei perceber o que é que estes algoritmos fazem que os cientistas com a tecnologia anterior não conseguiam. Explorámos até que ponto a IA pode vir a substituir os cientistas no seu papel mais fulcral: o papel criativo de formulação de novas hipóteses científicas, e falámos das descobertas que podemos esperar nos próximos anos

Se gostam de ciência e tecnologia, este episódio é para vocês!


José Fonseca Fernandes

José Maria Pimentel é economista, professor de Pensamento Crítico no ISCTE-IUL e na Católica e realiza palestras e formações nessa mesma área.

Em 2017, lançou o podcast '45 Graus' e, em 2022, com base numa série de conversas aprofundadas sobre política, lançou o livro ‘Política a 45 Graus’, pela Bertrand.

Em março de 2025 estreia uma nova temporada do seu podcast a partir do Expresso.

Tiago Pereira Santos

A cada duas semanas, José Maria Pimentel vai conversar com especialistas de diferentes áreas ou pessoas cujas ideias vale mesmo a pena ouvir. São conversas longas, profundas, mas sempre descontraídas, que pode ouvir em Expresso.pt ou qualquer aplicação de podcasts. Se preferir vídeo, pode visualizar a conversa na íntegra também no site do Expresso.