Em maio, os podcasts do grupo Impresa voltaram a superar todos os resultados até agora atingidos, com um total de 2 510 173 downloads únicos. A média diária de downloads ao longo deste mês foi também a mais alta até agora registada (mais de 81 mil episódios descarregados todos os dias). Com perto de 40 programas no formato podcast, o Expresso, a SIC e a SIC Notícias alcançaram a fasquia de 1 milhão de ouvintes únicos por mês em língua portuguesa.
No Expresso, os cinco podcasts com o maior número de downloads ao longo do mês de maio foram: Expresso da Manhã, A Beleza das Pequenas Coisas, Miguel Sousa Tavares de Viva Voz, Comissão Política e o Posto Emissor da Blitz. Por sua vez, na SIC Notícias os podcasts mais descarregados foram: Programa cujo nome estamos legalmente impedidos de dizer, Eixo do Mal, Sem Moderação, Expresso da Meia-Noite e Leste Oeste de Nuno Rogeiro. E na SIC o Isto é Gozar com Quem Trabalha, A Noite da Má Língua, Alta Definição e o Irritações foram os mais ouvidos.
Ouvir podcasts é uma prática cada vez mais comum entre os portugueses, dentro e fora do país. Além de Portugal, Reino Unido, Espanha, Suíça, Alemanha, França e EUA são os países onde ocorreram mais downloads de podcasts do Expresso e da SIC. O formato conseguiu conquistar espaço entre ouvintes de diversos perfis, sobretudo jovens, altamente qualificados e exigentes na busca por conteúdo de qualidade. Entre as áreas de interesse mais procuradas encontram-se os podcasts de humor, notícias e análise de temas da atualidade. No grupo Impresa, que engloba as marcas Expresso, SIC e SIC Notícias, existem atualmente 38 projetos áudio com publicação regular, desde podcasts originais a programas de televisão com emissão neste formato.
Desde o início de 2023, o Expresso lançou 8 novos projetos: Economia dia a dia (podcast diário, com respostas curtas aos temas de economia); Entre Deus e o Diabo (podcast narrativo sobre o perfil narrado de André Ventura); Expresso Imobiliário (podcast semanal sobre todos os temas relacionados com a Habitação); Que Voz é Esta? (podcast semanal de saúde mental); Liberdade para Pensar (podcast semanal de análise das grandes notícias nos últimos 50 anos); A História Repete-se (podcast semanal sobre História); O CEO é o limite (podcast semanal sobre gestão de carreira e liderança) e 50 anos de Expresso (podcast narrativo que assinala o aniversário do jornal).
Os podcasts são procurados sobretudo através do smartphone, em aplicações destinadas ao consumo de áudio digital (música e podcasts), sendo que neste momento o Spotify é a app mais utilizada para ouvir os podcasts do grupo Impresa. Segundo o maior relatório mundial sobre consumo de notícias em formato digital, o Digital News Report 2022 do Reuters Institute, “o mercado da rádio está a passar por mudanças muito significativas, nomeadamente pela ascensão do podcasting e do áudio on demand, estando em curso alterações nas dinâmicas de poder pela entrada de empresas globais como Spotify, Apple e Google no mercado do áudio on demand nacional.
Com investimento muito significativo em termos de produção de conteúdos e ferramentas para podcasters, estas empresas estão a captar muito do talento e audiências para os seus universos fechados de consumo - veja-se que em 2021, mais de 4 em cada 10 portugueses diziam ter escutado algum podcast no mês anterior, mais do que alguma das rádios em análise representa em termos de alcance na semana anterior.”