Podcasts

Alemanha: guerra na Ucrânia “foi um choque e o fim de uma ilusão” alemã

O sexto episódio do podcast Bloco de Leste é dedicado à Alemanha, o mais populoso e o mais poderoso país da União Europeia. Um país que anunciou uma viragem de 180 graus na sua política militar quando a guerra eclodiu. Uma conversa com a jornalista do Expresso Cristina Peres, especialista na política alemã, e o comentador de política internacional Miguel Monjardino

A maior potência da União Europeia tem estado nas notícias praticamente desde o primeiro dia deste conflito. Seja pela suspensão de um pipeline com a Rússia, seja pela inversão na política militar e de armamento. Ou até pela chamada “questão moral”, sempre presente quando se juntam as palavras Alemanha e História.

A verdade é que a Alemanha conta, conta muito, e está sempre presente. Ainda assim, há quem questione se o seu papel de liderança não está desta vez em causa.

Para nos ajudar na conversa contamos com não um mas dois convidados desta vez.

Cristina Peres sublinha a importância histórica da mudança "radical" na política alemã a que estamos a assistir e classifica o discurso do novo chanceler , e a remilitarização do país, como o movimento de uma "placa tectónica".

Miguel Monjardino sublinha que o problema maior é o tempo que a guerra pode durar. "O empenhamento político depende muito do tempo que a guerra durar", afirma. Ou seja, com uma guerra longa, esse apoio tenderá a diluir-se.

A guerra é na Ucrânia, mas os efeitos fazem sentir-se em muitos outros países. O novo podcast do Expresso olha para Leste: da Polónia ao Cazaquistão, do Báltico à China. Todas as semanas um episódio dedicado a um país. Bloco de Leste é um projeto de Martim Silva, diretor-adjunto do Expresso.