Exclusivo

Opinião

Tantas vezes vai o cântaro à fonte...

Com uma nova maioria, um novo PM e um novo Governo, teremos de ter um novo Orçamento. Assim o exige a ética republicana, tal como a entendo

Li e ouvi, durante as últimas semanas, muita coisa sobre a proposta de OE para o ano de 2024 submetida pelo Governo à AR. Li o que outros escreveram e ouvi o que outros disseram. O PS muito contente e muito seguro de si, apenas vagamente incomodado pela proposta de aumento do IUC sobre os carros mais antigos, que lhe poderia retirar votos — por causa de um agravamento de imposto de 2 euros por mês, o que também diz alguma coisa sobre o ambiente socioeconómico em que vivemos. Os partidos da oposição anunciando votos contra, nem sempre se percebendo porquê. O PR conformado (era o que tinha, não parecendo capaz de conseguir melhor) e condescendente.

Os últimos dias foram passados a ler os documentos. As 405 páginas da proposta de lei. As 408 páginas do relatório. As 49 páginas do PowerPoint de apresentação pelo ministro das Finanças. As 60 páginas da análise do Conselho das Finanças Públicas. As 122 páginas do relatório da UTAO.