Bom dia,
Logo no primeiro álbum, o agora octogenário Sérgio Godinho cantou o "Senhor Marquês". Na letra, o bardo parecia estar a adivinhar: "Meta aqui o nariz Senhor Juiz; Nós somos bandidos ou malnascidos?" A juíza Susana Seca terá de responder a uma pergunta talvez mais complexa: Portugal já foi governado por um primeiro-ministro corrupto?
O julgamento de José Sócrates e dos outros acusados da Operação Marquês recomeça esta terça-feira no Campus da Justiça, numa espécie de rentrée do ano judical. O antigo primeiro ministro é o único dos 18 arguidos individuais que tem estado presente em todas as sessões e esta terça-feira deverá, previsivelmente, continuar com as "declarações prévias" que tem estado a fazer desde o segundo dia de julgamento.
O ex-primeiro-ministro, que está a ser julgado por um total de 22 crimes que vão de corrupção a branqueamento de capitais e fraude fiscal, chega sempre cedo ao Campus da Justiça e vem munido de umas pastas azuis com documentos e uns cartões grandes que costuma guardar no bolso interior do casaco do fato sempre diferente que tem usado em tribunal.
No início das "declarações prévias", o ex-governante avisou que poderia levar "horas ou dias" a falar, mas à entrada da sexta sessão de julgamento, não é cem por cento seguro que terminem antes das férias do Natal que se iniciam a 22 de dezembro. Estou a exagerar.
Sócrates já falou do OPA ao grupo PT, do TGV e aflorou o capítulo da acusação dedicado ao Grupo Lena. Não falou ainda do negócio de Vale de Lobo e falta ainda a parte mais delicada para a defesa: as entregas em dinheiro vivo e a relação com o amigo de infância, alto funcionário do Grupo Lena e coarguido neste processo, Carlos Santos Silva. Na última sessão antes das férias de verão, Sócrates mostrou os primeiros sinais de cansaço, mais por insistir em falar sempre de pé do que por ter sido apertado pelo MP ou pelas juízas.
Desde que o julgamento começou, já tentou impedir que prosseguisse e pediu o afastamento da juíza que preside às sessões e do procurador-geral da República, que não participa nas sessões. Foi sempre derrotado.
Mas nas declarações que tem feito à saída da sala de audiências, o ex-governante congratulou-se por não ter deixado "pedra sobre pedra" da acusação e por ter conseguido demonstrar o que considera ser a "falsidade da acusação". Na verdade, nas perguntas que vão fazendo entre as declarações de Sócrates, o trio de procuradores que trabalha neste julgamento ainda não conseguiu confrontar o principal arguido do processo com indícios de crimes. Mas a parte em que o MP apresenta as provas e confronta os arguidos com elas, ainda não começou.
Esta terça-feira, o trio de juízas poderá responder já a uma pergunta de última hora feita pela defesa de Ricardo Salgado: pode um homem que um tribunal já declarou maior acompanhado ser julgado pelos seus alegados crimes?O ex-banqueiro, que já foi condenado em dois processos anteriores e é acusado de corrupção na Operação Marquês, já não sabe o que é dinheiro e tem por vezes dificuldades em lembrar-se do próprio nome. Está escrito numa sentença de um tribunal. Será suficiente para evitar mais uma condenação?
OUTRAS NOTÍCIAS
No Brasil, a pergunta a que o Supremo Tribunal Federal terá de responder é outra: um ex-presidente do país liderou uma tentativa de golpe de Estado para depor o seu sucessor? Bolsonaro tentou derrubar Lula através de uma golpada? Se a resposta for sim, o político arrisca 40 anos de prisão.
Ao contrário do que acontecia na primeira versão das Aprendizagens Essenciais para a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, o Governo corrigiu a mão e o documento final inclui explicitamente referências às questões da sexualidade. Por exemplo: "relações sexuais", que não existiam, passaram a estar no texto.
Portugal perdeu com a Letónia no Europeu de basquetebol que se disputa em Riga. Contra os anfitriões, os Linces jogaram a pensar no jogo de amanhã contra a Estónia e que será decisivo para saber se a seleção passa à fase a eliminar.
Enquanto dormíamos, a equipa da Tribuna relatava o sempre animado fecho de mercado das transferências de futebol. Já perto do final do tempo regulamentar, o Benfica contratou o belga Lukebakio por €27 milhões, o FC Porto foi buscar o defesa polaco Kiwior ao Arsenal num negócio que pode chegar aos 17 milhões e o Sporting oficializou o grego Ioannidis por 22 milhões. Lá fora, destaco a contratação de Isak que vai para o Liverpool por 150 milhões de euros. além deste avançado sueco, os campeões ingleses já tinham contratado o alemão Wirtz por 136 milhões.
O internacional ganês Thomas Partey responde esta terça-feira no Tribunal de Westminster, em Londres, por cinco crimes de violação eum de agressão sexual cometidos contra três mulheres quando representava o Arsenal, clube da capital inglesa. O futebolista, que joga agora no Villareal, de Espanha, já garantiu estar inocente.
Há 80 anos, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Shigemitsu Mamoru, em representação do imperador Hiroito, assinou a rendição incondicional do país a bordo do USS Missouri na Baía de Sagami, perto de Tóquio. Foi o fim da II Guerra Mundial. Nesse mesmo dia, em Hanoi, Ho Chi Minh proclamou a independência e a fundação da República Democrática do Vietname, o futuro palco de uma guerra com os Estados Unidos.
FRASES
"Dos sete pecados capitais, só a preguiça e talvez a inveja escapem a este julgamento. De resto, estão lá todos: gula, ganância, luxúria, ira e orgulho. É por isso que o país não o consegue largar"
Ricardo Costa e a "A longa tragédia da season Sócrates
"Mourinho tornou-se um ímpar colecionador de despedimentos e amealhador de indemnizações, recebido sempre como o rei que outrora foi e acabando de semblante mais apático do que triste e bolsos recheados na zona de partidas internacionais de um qualquer aeroporto"
Bruno Vieira Amaral e o declínio do Special One
“Estamos a assistir a uma catástrofe humanitária em Gaza que abala a consciência do mundo. A dimensão do sofrimento de civis, especialmente entre as crianças, é terrível e inaceitável”
António Costa a pôr a mão na consciência da Europa
“Em países de grande pobreza, imaginar que toda a população é nossa amiga é um erro crasso. Um estrangeiro branco é rico, ponto final”
Clara Ferreira sobre a mulher espanhola assassinada na Indonésia. O crime “tosco” só foi desvendado ao fim de dois meses e depois de o desaparecimento de Matilde Muñoz ter sido notado pelos jornais espanhóis
O que ando a ler
Estou entre livros. Por isso, como Sérgio Godinho, Parto Sem Dor:
E agora eu vou-me embora
e embora a dor
não queira ir já embora
agora eu vou-me embora
e parto sem dor
E parto dentro de momentos
apesar de haver momentos
em que dentro a dor
não parte sem dor
Mas antes de partir, fique ainda com as recomendações dos Podcasts Expresso:
📈 Economia dia-a-dia
Certificados de Aforro voltam a ficar mais atrativos em setembro? Em setembro, a taxa da Série F dos Certificados de Aforro voltará a superar 2%, após meses de descida, acompanhando a Euribor a três meses. Apesar da queda face ao “período dourado” de 2023, estes produtos continuam mais atrativos do que os depósitos, cuja média é 1,43%.
☕Expresso da Manhã
O julgamento do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro começa hoje em Brasília e vai terminar a 12 de Setembro. No Expresso da Manhã, Paulo Baldaia conversa com a jornalista Christiana Martins sobre a alegada tentativa de golpe de Estado.