Bom dia,
Os Estados Unidos decidiram cortar o apoio a várias faculdades portugueses.
É mais um passo da nova administração Trump, que reavalia financiamentos académicos pelo mundo fora. Os cortes já chegaram a Portugal.
E é por aí que seguimos no arranque da newsletter matinal dedicada aos destaques do seu semanário, que já pode encontrar nas bancas.
Se a questão das tarifas impostas pelos EUA domina a atualidade, são muitas mais as áreas de intervenção afetadas pelas novas investidas norte-americanas.
Várias faculdades portuguesas começaram a receber informação a dar conta do fim imediato dos apoios financeiros.
A suspensão do financiamento chegou a importantes universidades portugueses que foram questionadas sobre o tipo de projeto que estariam a desenvolver e com que objetivo ou influência.
As perguntas foram enviadas pela embaixada americana em Lisboa e já motivaram o desagrado do Conselho de Reitores junto do Governo perante um inquérito considerado abusivo.
Mas voltemos à questão das tarifas de Trump (aviso, desde já, que não será o único momento deste Curto que o farei):
Que impacto terão na economia portuguesa e que pressão vão colocar sobre o novo Governo?
Com as primeiras projeções a revelar um abrandamento do PIB, recordamos quais são as previsões de crescimento para Portugal e verificamos os números das exportações para os Estados Unidos. Já há revisões em baixa e admite-se que o défice regresse às contas do Estado em 2026.
E se o efeito da nova crise mundial ainda não chegou ao discurso dos políticos portugueses, registamos a queixa de Pedro Nuno Santos que queria ter sido ouvido por Montenegro sobre o pacote de apoios à economia portuguesa.
À escala internacional dizemos-lhe que a China se preparou vários anos para responder aos Estados Unidos e que está pronta para a guerra comercial. Acrescentamos que os eleitores de Trump já admitem “pensar duas vezes”.
Passemos à politica caseira.
O maior cliente da Spinumviva está no top de financiadores do PSD. Família que detém a gasolineira de Braga doou mais de 27 mil euros desde 2021.
O caso da empresa que levou à queda do Governo promete contagiar os programas eleitorais dos partidos. É o caso de PS, PCP e Livre.
“O PSD deve fazer mais do que o PS fez e dar condições de governabilidade”. Palavras que o ministro Pedro Duarte explica em entrevista ao Expresso. O candidato à presidência da câmara do Porto não esquece o desafio autárquico e diz que quer recuperar “coisas bem-feitas” por Rui Rio.
Programa da AD aposta em nova redução do IRS. É a resposta às propostas socialistas. Já o PCP propõe reverter medidas do Governo e volta a apostar em Bernardino Soares para deputado.
No IRS, o Conselho de Finanças Públicas estima que os contribuintes vão encaixar muitos menos em reembolsos do IRS este ano. A diferença supera os mil milhões. Confira.
Privados começam a fechar portas ao SNS e à ADSE. Os baixos preços praticados pelo Estado reduziram o número de locais onde se podem marcar consultas e exames.
Polémica em torno da lei que pune a violência obstétrica. Ao Expresso, o testemunho de duas mulheres que se sentiram desrespeitadas e a posição da classe médica que contesta a nova lei, mas admite que existem problemas por resolver.
Agressões com facas caseiras nas escolas preocupam pais e autoridades. Há cada vez mais menores a utilizar armas brancas.
Sabia que a falta de árvores numa zona urbana faz subir a temperatura até 4,5 graus? Dados da cidade de Lisboa revelam onde pode encontrar verdadeiras ilhas de calor, alinhadas com a falta de espaços verdes.
Lá fora, destacamos os desafios do novo Governo alemão. Está fechado o acordo de coligação, mas as dificuldades, e a AfD, estão à espreita.
Já vamos espreitar os temas fortes da Economia, primeiro fazemos uma paragem no Caderno Ideias.
Regressamos ao tema que domina todas as conversas.
A nova ordem económica mundial pós Trump, que nos surpreendeu para além das piores expectativas.
Que tarifas são estás? o que significam? estamos mesmo perante o fim da globalização? O jornalista João Silvestre, reflete sobre o tema num ensaio: como destruir a economia mundial em sete dias. É fazer as contas.
Destaque ainda para o perfil do deputado do PS que vai deixar o Parlamento: Sérgio Sousa Pinto, o erudito desalinhado que nasceu tarde demais. E para a entrevista a Marco Lisi, professor da FCSH da Universidade Nova de Lisboa que nos explica a dinâmica e as expectativas nas escolhas dos nomes para as listas dos partidos candidatos às eleições.
Comissões da Banca a subir nos últimos quatro anos.
Trata-se de um crescimento de 21,7% entre 2020 e 2024. Uma subida a contrastar com as baixas remunerações dos depósitos.
Pacote de ajuda: Governo promete 10 mil milhões em apoios às empresas. É a resposta portuguesa para mitigar o impacto das tarifas de Trump. Explicamos as prioridades e ouvimos a reações.
O caos nas bolsas está instalado, com as incertezas a provocar uma queda de 14% no índice mundial, os custos da dívida americana a dispararem e o petróleo a atingir mínimos. William Halal, da Univerdade George Washington, diz ao Expresso que “Trump ficará na história como um marco de má governação”.
Negócios da Defesa animam sector financeiro. A invasão da Ucrânia, os desafios lançados pela UE e a mudança de políticas do BEI, justificam a nova abertura por parte da banca comercial.
Galp investe no Algarve: 30 milhões de euros é a estimativa de investimento num novo parque de baterias em Alcoutim.
Que futuro está reservado para a Northvolt? O negócio faliu e o destino da fábrica de baterias está em aberto. A reportagem no norte da Suécia.
O CEO é o limite: Trabalho, Carreiras e Liderança. Empresas usam bónus para atrair trabalhadores qualificados. O legado da covid: trabalho híbrido e gestão à distância, o que mudou. E quais são as regras, afinal, para um despedimento coletivo?
Um tema, frequentemente tabu, ganha destaque esta semana na Revista do Expresso.
Sexo aos 50 anos: o olhar e a experiência de uma jornalista do New York Times que mergulha no fenómeno da sexualidade de chamada geração X.
Falamos de um novo padrão cultural, distante da visão tradicional da sexualidade das mulheres mais velhas, sem as pressões das idades mais jovens, (cada vez mais alienadas da sexualidade?) influenciadas pelas redes sociais.
Os guardiões da Síria. Revisitamos o papel dos capacetes brancos na reconstrução de um país à procura de um caminho.
Adriana Varejão em entrevista: “em nenhum momento me sinto subserviente à cultura portuguesa”. A pintora brasileira, que acaba de inaugurar uma exposição em Nova Iorque e se prepara para fazer o mesmo em Lisboa, fala com a jornalista Christiana Martins.
Um gigante da democracia portuguesa. Francisco Pereira de Moura: o retrato do fundador da ciência económica moderna em Portugal. A memória e o texto é de Francisco Louçã.
“The last of us”, já ouviu falar? A série de culto chega agora à segunda temporada. Contamos como se adapta – com sucesso - um tema que começou por ser um videojogo. É a vida “após apocalipse” a merecer a abertura do Culturas esta semana.
Não faltam sugestões de PODCASTS para acompanhar com a assinatura do Expresso:
A morte de Sá Carneiro: “Alguém me disse 'O avião caiu à saída de Lisboa! Parece que morreram todos!' e eu entrei em estado de choque” - As “memórias” de Francisco Pinto Balsemão
“A política é cada vez mais determinada pelo curtíssimo prazo” - Episódio do podcast Porque falha o Estado com David Dinis, Miguel Poiares Maduro e Pedro Adão e Silva
“Estão a atacar-nos com um canhão e respondemos com um mata-moscas” - Miguel Sousa Tavares de Viva Voz
Tem muito para ouvir e ler e ainda um mapa de oferta a acompanhar a edição do semanário, já a pensar nos próximos dias ou nas férias.
Siga com o Expresso na rota das notícias.
Tenha uma ótima sexta feira e um bom fim de semana!