Bom dia,
Permita-me que comece por assinalar o aniversário do Expresso.
São 52 anos celebrados esta semana e que comemoramos com a realização do Festival de Podcasts, que decorre esta sexta-feira na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
O podfest tem convidados de peso como o Almirante Gouveia e Melo ou o ex-ministro das Finanças Fernando Medina, além de Tim dos Xutos & Pontapés ou Ricardo Araújo Pereira.
Pode acompanhar tudo a partir das 14:30, no local (se estiver inscrito) ou em direto através do nosso site.
Nesta edição, de que lhe falarei a seguir, vai perceber que recuperámos, simbolicamente, algumas imagens de edições passadas em temas semelhantes aos que são agora abordados.
Vamos então desvendar a edição que já pode encontrar nas bancas?
Ferro Rodrigues desafia Pedro Nuno Santos a fazer primárias para escolher candidato a Belém.
Aumenta a pressão sobre o líder socialista, aconselhado, como escrevemos, a seguir a solução “à americana” para evitar que o PS vá dividido a votos e assim possa assegurar a passagem à segunda volta das presidenciais de uma candidatura mais abrangente.
A ideia promete agitar as águas no PS, numa altura em que Pedro Nuno Santos, como revelamos, já falou com potenciais candidatos como António José Seguro, Mário Centeno e Ana Gomes.
Com as eleições presidenciais a deixarem já marca na atualidade política, apesar da distância no calendário, as autárquicas deste ano parecem passar para segundo plano. E esse é mais um motivo de pressão para Pedro Nuno Santos que deixou a escolha de uma candidatura para Lisboa e a promessa de uns Estados Gerais em modo de espera.
Sobre as presidenciais, tome ainda nota desta conclusão de especialistas ouvidos pelo Expresso: a candidatura de Ventura prejudica mais Gouveia e Melo do que Marques Mendes.
Marcelo e Governo hesitam em ir a Moçambique. Com a crise política e a violência instalada depois das eleições presidenciais e o regresso a Maputo do opositor Venâncio Mondlane, o Presidente tem uma decisão importante para tomar: ir ou não à posse de Daniel Chapo. Ainda não decidiu, mas pondera fazer-se representar.
Linha SNS 24 não pôs travão às “falsas urgências”. Há uma nova forma de triagem no acesso às urgências hospitalares, mas as diferenças para o que acontecia há um ano não são significativas e os hospitais continuam a receber casos de pulseiras verdes e azuis. O ministério faz, ainda assim, um balanço positivo e revela que 60% das chamadas efetuadas para a linha de Saúde foram atendidas em 15 minutos.
O administrador executivo do Novo Banco que foi destituído da gestão por “operações financeiras suspeitas”, esteve três meses sob vigilância. Apartamento em Massamá e ligações à Guiné-Bissau levantaram suspeitas ao MP.
Ministério Público acusa deputado guineense de trafico de droga. Manuel Nascimento foi detido com 13 quilos de cocaína que transportava numa mala, supostamente, diplomática.
Marcelo sem apoios para reunião do Conselho de Estado sobre segurança. O pedido de Ventura ainda não obteve resposta por parte do Presidente que o reencaminhou para os conselheiros de Estado. Não se conhece quem defenda a ideia e há mesmo quem critique o Chefe de Estado.
Muitos dos imigrantes que procuram ajuda em Portugal para regressar a casa engrossam lista de sem-abrigo. Sinais de uma maior vulnerabilidade social, relatada ao Expresso.
Menos nascimentos em Portugal no ano passado. Nasceram menos 1133 bebés do que em 2023. 70% dos nascimentos concentraram-se em cinco capitais de distrito.
Há paridade, pela primeira vez em cinco décadas de democracia, na presidência dos grupos parlamentares na AR. O Expresso reuniu as líderes das bancadas e registou o alerta: “As conquistas da igualdade de género estão a ser postas em causa”.
Sinal dos tempos: sabia que ser coletor de dinheiro em parquímetros e máquinas de venda é uma das 14 novas profissões mais recentes em Portugal? Atualizamos a lista de profissões e lembramos os ofícios que persistem.
Saiba como Musk está a montar um “golpe tecnológico” na Europa. A história de poder de um empresário multimilionário e das suas investidas na rede social “X”, apoiadas por um Presidente prestes a tomar posse. O Expresso falou com politólogos e especialistas e conta-lhe ainda que, do lado europeu, a ordem é esperar e manter a cautela.
Sobre Trump, há mais para ler, como já vai perceber. Seguimos, por agora, para o Caderno da Economia.
Antes dos principais destaques, tome nota de uma novidade no seu Caderno: criámos uma nova secção sobre Trabalho, Carreiras e Liderança.
Tem o selo de um podcast de sucesso com a marca do Expresso, “O CEO é o limite” e promete novas abordagens para temas cada vez mais na ordem do dia. Pode encontrar esses textos nas páginas finais do seu Caderno impresso, com os temas desenvolvidos, naturalmente, no nosso online. Já lhe vou falar de alguns.
Vamos aos destaques.
Fundos imobiliários em Portugal com retorno histórico. Valorizaram 35% no espaço de um ano, motivados pelo aumento da procura.
Fisco obrigado a pagar juros de 16,6% por atrasos. Deixar derrapar os prazos tem efeitos nos processos contra os contribuintes em tribunal, a decisão foi confirmada pelo Supremo Tribunal Administrativo.
Reguladores à espera de uma dezena de nomeações. Fazemos as contas aos cargos em fim de mandato, um dos mandatos que termina (embora em teoria possa ser reconduzido) é o do Governador Mário Centeno.
Qual a nova retenção na fonte do IRS? Veja as simulações para salários entre 820 e 10 mil euros.
Arábia Saudita quer atrair empresas portuguesas. Uma delegação de Riade visitou Portugal para discutir novas hipóteses de negócios. Encontros com empresários, grupos económicos e startups fizeram parte da agenda.
Fundo de Resolução arrisca perda no Banif e Novo Banco. A questão não passa por nova injeção de capital, mas há custos com credores que estão ainda por contabilizar.
Há um novo fôlego para a energia nuclear e o Expresso explica-lhe o que está por trás da tendência, à boleia da inteligência artificial.
Espreitemos então os temas sobre Trabalho, Carreiras e Liderança: será este o ano do regresso ao escritório? Temos a resposta. Sabe o que é o período experimental de trabalho? No recrutamento, uma conclusão: “As empresas precisam de lideranças humanizadas” – Uma entrevista a Joana Proença de Carvalho.
E agora falemos da Revista e dos cenários políticos com Trump a regressar aos palcos políticos.
Como Trump pode ajudar a Europa.
Será esta presidência uma oportunidade? depois de tanto falarmos do que pode mudar e dos riscos que se podem antecipar, Durão Barroso desafia-nos para uma nova perspetiva.
Num ensaio, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia, fala de um fator catalisador que pode obrigar a uma reação estratégica de afirmação da Europa no cenário mundial.
O frágil legado de Biden é outra leitura obrigatória esta semana. Que peso deixa para a história o mandato único do Presidente que sai de cena?
Os impérios que resistem ao pós-colonialismo. Revisitamos a história e procuramos saber se o tempo dos impérios terá chegado ao fim. Devo acrescentar que a resposta não é simples.
“Ainda Estou Aqui” é o nome do filme que valeu a Fernanda Torres o Globo de Ouro para melhor atriz. O realizador Walter Salles assina o trabalho que conquista a critica e os fãs e que retrata a ditadura militar brasileira. Não perca a entrevista ao Expresso.
Fechamos a rota deste Curto, que já vai longo, com o Caderno Ideias.
Começamos por uma reflexão sobre as célebres resoluções de ano novo. Prática comum, supostamente com a intenção de alcançar uma melhoria particular e coletiva. Mas será que é mesmo assim?
Bruno Vieira do Amaral é o autor do ensaio desta semana e revela que as transformações radicais não acabam necessariamente num lugar feliz. Podem mesmo resultar em algo muito diferente.
Será que, depois de D.Dinis, vamos ter a reconstituição do rosto de D. Sebastião? A antropóloga forense responsável pela descoberta anunciada esta semana revela em entrevista que há material para avançar com o novo projeto.
Carlos Costa Neves, do sofá para o Governo. É a figura em destaque, dias depois de aceitar o convite para secretário-geral do Governo, a seguir à polémica que envolveu Helder Rosalino.
Não faltam temas para ler na edição semanal e atualizações a todo o minuto no nosso site.
Não se esqueça que pode acompanhar em direto o Podfest com a gravação, ao vivo, de oito podcasts a partir das 14:30.
Obrigada por nos ter acompanhado ao longo destes 52 anos.
Tenha boa leituras, uma excelente sexta-feira e um ótimo fim de semana!