Newsletter Expresso Curto

Os Centros de Saúde que podem recusar utentes, o almirante que dispensa os partidos e o que fazer quando o nosso mal é sono?

Bom dia e obrigada por começar esta sexta-feira com o Expresso.

Temos uma nova edição nas bancas e nesta newsletter, dedicada aos destaques do semanário, começamos por lhe contar que os Centros de Saúde privados vão poder recusar utentes do SNS.

Espreitemos a capa e a manchete.



O Expresso teve acesso ao regulamento para a abertura de Unidades de Saúde Familiar externas ao SNS onde se admite a hipótese de “escusa de inscrição ou de manutenção de um doente” nos futuros Centros de Saúde privados.

Avançar com este tipo de recusa, como lhe contamos, implica uma justificação com “fundamentação adequada”, para a qual ainda faltam esclarecimentos.

Almirante não quer apoio de partidos.

As presidenciais já mexem e o nome de Gouveia e Melo está no epicentro das previsões para as presidenciais de 2026. O destaque da nossa foto de capa vai, por isso, para o atual Chefe do Estado-Maior da Armada.

O almirante, sabe o Expresso, quer manter-se livre de partidos por considerar que surgir perante os eleitores como suprapartidário poderá ser o seu maior trunfo. Recordamos o que dizem as sondagem sobre os potenciais candidatos e olhamos para o que podem vir a ser as decisões de PS e PSD sobre as eleições.

Entre os apoiantes de Seguro, há a convicção de que uma possível candidatura vai contar com a oposição de António Costa. Já no PSD, sucedem-se os nomes e aumentam as dificuldades da direção.

Luís Montenegro tem, aliás, outros motivos para estar preocupado. O discurso que fez esta semana à hora dos principais telejornais deixou o PSD inseguro. Gerou críticas à esquerda e à direita, mas também “perplexidade” no partido do Governo.

Sobre questões de segurança, o PS, que critica Montenegro, também já ensaia um novo discurso.

Ministro da Educação dá ordem para avançar auditoria aos serviços do ministério sobre o número de alunos sem aulas.

Fernando Alexandre faz assim Mea Culpa depois de ter revelado que a redução dos alunos sem aulas teria baixado 90% num ano. Perante as dúvidas, pediu a revalidação dos números, admite que não são fiáveis e avança com auditoria.

OE avança para a votação final global com um caderno de encargos que inclui o aumento nas pensões, contra a vontade do Governo. Lembramos o essencial do que ficou fechado, sendo que nem tudo são boas notícias para os pensionistas.

Há um novo instituto de investigação cientifica em Portugal que quer tornar-se uma referência a nível mundial. Resulta de uma fusão entre duas entidades: o Instituto Gulbenkian da Ciência e o Instituto de Medicina Molecular. É liderado pela cientista Maria Manuel Mota que assume querer “revolucionar o tratamento do cancro”.

Recorrer a tratamentos com vírus para combater bactérias resistentes passou a ser permitido em Portugal. A opção, até agora só permitida em terapias na Bélgica, recebeu esta semana luz verde do Infarmed.

PJ e SIS apertam vigilância a três grupos neonazis portugueses. As unidades de contraterrorismo admitem que o nível de preocupação subiu.

Cessar-fogo no Líbano pode não durar 60 dias. A situação é encarada com cautela enquanto a guerra em Gaza continua sem abrandar, o que serve a Netanyhau.

Imparável a onda de protesto em Moçambique. Maputo continua a viver momentos de tensão depois das contestadas eleições presidenciais.

Ruben Amorim: a reportagem do Expresso em Manchester, cidade onde o treinador português enfrenta o desafio de lutar contra o tempo para corresponder às expectativas dos adeptos.

Governo quer valorizar carreiras da administração Pública.

Entramos assim nos destaques da Economia.

Em entrevista ao Expresso, a secretária de Estado Marisa Garrido diz que o Governo quer melhorar a atratividade das carreiras, até ao final desta legislatura, admitindo que “existe a necessidade de reforçar a Administração Pública”.

Ativos tóxicos do Banif podem render mais 200 milhões ao Estado. O principal responsável pela entidade gestora que herdou ativos do banco revelou as contas ao Expresso e assegura que nem o Fundo de resolução, nem o sistema bancário vão ter encargos com o Banif.

EDP soma três derrotas no processo do IMI das barragens. A empresa enfrenta a oposição das autarquias que reclamam o pagamento do imposto.

Mercado das casas de luxo já representa 0,5% do total das vendas em Portugal. O segmento ganha peso no mercado da habitação.

Empresa portuguesa recicla aviões em fim de vida em projeto de estádio de futebol francês. Conheça aqui a inovadora iniciativa da Blocotelha, que tem a assinatura da engenharia portuguesa, num projeto que também junta franceses e ingleses em Estrasburgo.

Acidentes de trabalho estão a ser compensados com cálculos que servem de referência há 30 anos. Conferimos a denúncia da Provedora de Justiça, à luz da legislação atual.

Seguradoras poderão ter de pagar sanções a ex-gestores do BES. Chamadas ao processo do BES, as companhias de seguros podem vir a ter de cobrir eventuais encargos por atos praticados pelos administradores.

Na verdade, já fomos chegando, pé ante pé, ao tema que faz capa da Revista esta semana.

Terá dado por ele na primeira página do caderno principal por onde pequenos carneiros se passeiam esta semana.

Falamos do sono, ou da falta dele: o nosso mal. Porque dormimos cada vez pior? Contar carneiros não é solução. O que devemos fazer para voltar a dormir? uma investigação com assinatura do editor de ciência do “The Times”.

Angela Merkel. A autobiografia “Liberdade” desvenda a vida e o pensamento da chanceler, uma das maiores estadistas da Europa na sua geração. Antecipamos aqui as principais ideias.

Sabe onde se situa o segundo mais importante local de peregrinação em Portugal? Conheça as histórias e os segredos do Santuário de São Bento da Porta Aberta.

As leis do cinema não são as leis da realidade” – palavras do realizador catalão Albert Serra, entrevistado pelo Expresso em Bilbao. Fala de “Tardes de Soledad”, o premiado documentário sobre tauromaquia.

No suplemento Ideias, começamos com uma pergunta: demasiado futebol matará o futebol?

As queixas dos protagonistas das quatro linhas perante um calendário demasiado preenchido não são novas. O ensaio de Luís Cristóvão explica o que está em causa, que pode mesmo abrir caminho para uma greve no futebol.

Max Verstappen: quem é o tetracampeão mundial de Fórmula 1 que soma e segue, mesmo sem ter o melhor carro?

Espreite ainda as crónicas de Isabela Figueiredo: Os bondosos motoristas da Uber e de Rodrigo Guedes de Carvalho: o homem é o lobo do homem.


PODCASTS A NÃO PERDER


40 anos da Blitz: Da revista de luxo para celebrar, às recordações com Pearl Jam e Smashing Pumpkins, o Posto Emissor convida Miguel Cadete.

Economia dia a dia: Aí está a Black Friday. O que fazer para se salvaguardar de eventuais práticas enganosas?

Miguel Sousa Tavares de Viva Voz: Seguro “aproveitou a deixa e vai por o PS sob o facto consumado”, a “grande vantagem” do almirante e o candidato “morto politicamente”. Ouça o novo episódio.


Ficamos por aqui com a certeza de que não vai perder de vista o essencial da informação.

Tenha uma ótima sexta-feira e um bom fim de semana, boas leituras!