Bom dia,
Nas bancas, nos computadores e nos telemóveis, chegou mais uma edição do seu jornal Expresso e, como é hábito, não falta o que ler. Esta semana trazemos-lhe boas notícias, outras que preferíamos não dar e ainda várias histórias que gostará de ler.
Temos novidades sobre as pensões, sobre a investigação “Tempestade Perfeita”, sobre as últimas movimentações políticas - com especial atenção para as eleições de domingo, na Madeira - mas também como a falta de água ameaça a agricultura ao sul de Portugal ou como são cada vez mais as escolas onde os telemóveis estão proibidos.
Por favor, acompanhe-me.
No próximo ano, As pensões sobem entre 6% e 6,5% no ano que vem é a notícia com honras de manchete. O aumento é inferior ao registado este ano, mas ainda assim deverá deixar os pensionistas com maior poder de compra. As contas são nossas, mas a justificação do aumento está na lei: o PIB e a inflação.
Sobre a "Operação Tempestade Perfeita" são várias as novidades. Contamos como PJ invetigou conluio do ‘Quarteto’ da Defesa, como foi Capitão Ferreira tramado por WhatsApp e ainda como a Ministra medalhou secretário-geral arguido.
Com eleições na Madeira marcadas para domingo, fica a saber como o PSD está entre a maioria absoluta e um potencial terramoto, como no arquipélago PS e PSD estão com papéis trocados e ainda o que está em jogo para cada partido. Nas páginas da política ainda fica a saber como Santana Lopes prepara a comemoração dos 100 anos de Mário Soares. E também não vai querer perder, “We are bacalhau”? He is Marcelo.
Nas páginas da Sociedade, pode descobrir como Sem telemóveis, os recreios ganharam vida e ainda ficar a saber a resposta para a pergunta que muitos pais colocam: Há uma idade certa para ter telemóvel? E com que regras?
Também temos notícias desanimadoras, em A metro e meio de fechar a torneira fica a saber como a barragem de Santa Clara está no limiar de deixar de fornecer água para agricultores. Sobre ambiente, Jorge Moreira da Silva, subsecretário-geral da ONU, também nos diz que “Estamos em contramão ou em marcha-atrás no clima”.
Ainda pode ler a entrevista à bastonária da Ordem dos Advogados: “A ministra e o Governo estão a tentar desmantelar a justiça”.
No Internacional, contamos como Dívida dos Estados Unidos ameaça ajuda à Ucrânia e sobre Espanha não perca Alberto Núñez Feijóo ou o fracasso que antes de o ser já o era.
Já lhe falei da nossa manchete, mas naturalmente que o caderno de Economia traz mais para ler.
O Banco Central Europeu vai provocar uma recessão? é uma das perguntas a que tentamos responder depois de ouvirmos economistas e se as previsões apontam para uma estagnação, a verdade é que uma crise pode estar perto.
Obras de milhões na A5 em Lisboa paralisadas, Governo corta 34% no investimento em transportes e a Guerra dos cereais divide a Europa, são outros dos trabalhos que temos para si. E não esqueça: venda da TAP avança na próxima semana.
Reparou? Na capa da E está Joana Marques, a humorista, autora do programa Extremamente Desagradável e cúmplice de Ricardo Araújo Pereira em Isto é Gozar com Quem Trabalha. "Esta entrevista não de ser nada de especial", diz ela. Leia que vale a pena, digo eu.
Descobrimos uma entrevista perdida a Amílcar Cabral - “Não confundimos o colonialismo com o povo de Portugal” - e contamos-lhe como foi feita e como esteve esquecida durante meio século. Por agora, é a última entrevista conhecida do líder africano que seria assassinado dois anos depois de responder a Medeiros Ferreira e Pedro George.
E uma história com potencial para lhe aguçar o paladar - com moderação, claro. Em 20 anos da geração Douro, fica a saber como jovens promissores apostados em mudar a mais famosa das regiões vinhateiras nacionais se tornaram em enólogos de referência.
Elon na Terra do Nunca, sobre a biografia de Elon Musk assinada por Walter Isaacson, Ahmed e Mehdia, duas almas errantes, sobre o filme de Wissam Charaf, e ainda Cá da Casa, onde lhe contamos tudo sobre o novo disco de Benjamin Clementine, também não são de perder.
Despeço-me com a recomendação dos nossos mais recentes podcasts.
🤱 Já ouviu falar de depressão pós-parto? Muitas vezes desvalorizada, é uma doença que afeta não só a mãe como o bebé e o pai. Oiça a psiquiatra Teresa Reis e o testemunho de uma mulher que superou a depressão com ajuda médica.
🌧️ Líbia: que país é este e como está a lidar com a tragédia que matou milhares de pessoas? Oiça a análise no podcast O Mundo a Seus Pés.
🎬 Há quanto tempo não vai ao cinema? Esta semana, no podcast PBX, Pedro Mexia e Inês Meneses conversam sobre o filme “Jane por Charlotte” e escutam música do novo disco dos Slowdive.
Tenha um bom fim-de-semana e não deixe de nos acompanhar em Expresso.