A ganância pode ou não matar a honra?
No condenável caso de tráfico perpetrado pelos Comandos portugueses que estavam de serviço na República Centro-Africana, fica a prova de que a frágil natureza humana pode subverter-se muito facilmente. Por ouro, droga, diamantes e dinheiro, muito dinheiro, vende-se – ou aluga-se – a honra.
Novos dados mostram que há advogados envolvidos, empresas portuguesas e angolanas e ainda um misterioso cidadão angolano chamado “Carlos”…
A desonra até pode ser militar, mas a vergonha nesse caso também é civil.
Já a inflação que aí anda toca a todos, civis e militares, públicos e privados. Já há produtos mais caros e outros que hão de ficar nos próximos dias. Saiba quais os reais – e virtuais – motivos de estar tudo a subir de preço.
Para desanuviar toda esta conversa à volta do vil metal, espreite o primeiro Guia de Inverno – Descobrir –, que o Expresso oferece nesta edição.
Boas leituras!
Diamantes sem honra
Rede de tráfico branqueou €27 milhões de Angola. Cúmplice de ex-comando investigado na Operação Miríade liderou esquema de lavagem de dinheiro. Empresa de diamantes sob suspeita não passa de um pequeno armazém onde se guarda material de construção civil.
Lá vem a inflação…
Se ainda não está a pagar mais pelo pão, é provável que dê conta da subida nos próximos meses. O padeiro está a pagar mais 30% pelas farinhas às fábricas, que, por sua vez, estão a importar trigo com valores 50% mais altos... Calor e seca extrema, ruturas nas cadeias de abastecimento, aumento da procura e subida do custo da energia explicam a inflação nos preços dos bens essenciais.
A maldição da droga
Relatório de tráfico de droga da PSP revela esquemas e novas tendências de um velho problema. As rotas, os negócios via Uber e os menores recrutados pelos traficantes; Na Madeira, a cada dois dias uma pessoa é internada com psicose tóxica. O arquipélago é, a par dos Açores, a região do país onde há maior consumo de drogas sintéticas, principalmente o “bloom”. Histórias de famílias destruídas pela droga.
E ainda…
. Entrevista a Ferro Rodrigues: “Aconselhei Costa a não afastar o PSD”
. Concelhia de Rui Rio registou pagamento de 600 quotas em poucas horas
. Vêm aí novas restrições se vaga de covid não abrandar
Fraudes com Bitcoins
Portugal tem vindo a ser referenciado internacionalmente como um paraíso para criptoinvestidores. Todo esse movimento parece ter chamado a atenção também dos fraudadores… Operações com alguns ativos virtuais levantam suspeitas de lavagem de dinheiro e as autoridades já estão a investigar.
Casas clandestinas
Crise trazida pela pandemia acelerou o regresso às casas ilegais, sobretudo em redor das principais cidades. Barracas, acampamentos, prefabricados e até lojas comerciais (transformadas em alojamento) sem licença de utilização são as novas casas para os deserdados da pandemia. Desde 2018, Portugal tem mais 11 mil casas clandestinas.
Portugal no lixo espacial
A Neuraspace não tem maquinaria para retirar lixo do espaço, mas pretende fornecer a informação necessária para evitar colisões. Para isso, conta com a ajuda da inteligência artificial e, em especial, a “aprendizagem de máquina”, que permite realizar cálculos a partir de grandes volumes de dados e apresentar previsões e alertas de perigo — ou até sugestões de mudança de órbita, sempre que se justificar.
E ainda…
. Governo quer reestruturação da TAP aprovada antes do Natal
. António Lagartixo, CEO da Deloitte: “Não concorremos com baixos salários”
. Função Pública perde 10% de poder de compra em 11 anos
Clara de Sousa
Uma das mais reconhecidas “caras” da SIC falou dos desafios do jornalismo, da solidão que é estar à frente dos debates políticos, da cozinha enquanto forma de se sentir perto da mãe que perdeu muito cedo e da sua luta contra a injustiça: “Sou pela verdade no jornalismo e na vida”.
100 anos de luxo
A Gucci cumpre um século em 2021. A história de uma família italiana, dos génios que a lançaram na estratosfera e das celebrações deste centenário. 100 anos depois, a Gucci é uma das mais desejadas e desejáveis, fascinantes e divertidas marcas do universo da moda.
Semipresidencialismo
O Presidente da República possui uma legitimidade própria e um grande capital político, que resulta da sua eleição por sufrágio direto e universal e dos poderes que a Constituição lhe atribui. Apesar disto, mantém-se por vezes uma certa confusão sobre as suas atribuições institucionais e constitucionais.
E ainda…
. Claude Hankes, o “sir” da rainha que escolheu Lisboa
. O humor transatlântico de Ricardo Araújo Pereira e Gregório Duvivier
. “Al-khôl”. A história dos destilados
A todos um ótimo fim de semana.
Nos vemos pelo Expresso.