A vergonha tem um nome. É praticamente impronunciável pelo que, não raras vezes, dizemos apenas "um cidadão ucraniano". Mas este "cidadão ucraniano" tem um nome. Chama-se Ihor Homeniuk. E tem uma família que ainda não compreende como é que um homem pode ter sido torturado até à morte no aeroporto de uma capital europeia.
Mas foi isso mesmo que aconteceu. E em vez das autoridades chamarem o crime pelos nomes tentaram abafar o assunto. Só ontem a diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras apresentou o pedido de demissão. Tarde de mais. E agora a oposição quer a cabeça do ministro da Administração Interna.
Eu sou do tempo em que havia uma coisa chamada responsabilidade política. Foi por isso que Jorge Coelho se demitiu por ocasião da tragédia de Entre os Rios. Eram outros tempos. Tempos da decência.
OUTRAS NOTÍCIAS
TAP. Hoje é o último dia para a entrega do plano de reestruturação a Bruxelas. O ministro das infraestruturas acredita quer o prazo será cumprido. Mas para muito boa gente a companhia de bandeira já está fora do prazo de validade. A ver vamos as cenas dos próximos capítulos
Vacinas. As vacinas para a covid-19 devem começar a chegar a Portugal no início de janeiro e a distribuição arranca um dia ou dois depois, garante o responsável pelo programa.
Brexit. A novela nunca mais acaba. As negociações avançam a passo de caracol com o Reino Unido agora a ameaçar roer a corda e suspender as negociações com a UE este domingo. A garantia foi dada pelo ministro dos negócios estrangeiros britânico. Se a União Europeia não "avançar substancialmente" em duas ou três áreas prioritárias para Londres, as negociações chegam ao fim.
Espaço A ideia era mandá-lo para Marte, mas já não vai acontecer. O protótipo de um gigantesco foguetão com que a empresa privada espacial SpaceX pretende chegar a Marte explodiu na quarta-feira na aterragem, durante testes de voo no Texas, nos Estados Unidos. As imagens são impressionantes.
Champions. O Futebol Clube do Porto continua de vento em popa na prova milionária do futebol europeu. Ontem foi à Grécia derrotar o Olympiacos por dois a zero. Resta agora esperar para saber qual é a fava que vai calhar nos oitavos de final aos pupilos de Sérgio Conceição.
Óbito. Os campeões também morrem. O mundo acaba de se despedir do Paolo Rossi o avançado italiano que marcou três golos ao Brasil no mundial de 1982, uma prova que a seleção transalpina acabaria por vencer.
O QUE ANDO A OUVIR
A música é o meu oxigénio. Sem ela não consigo respirar. Nos últimos tempos tenho respirado muitas mornas, esse género nobre da música de Cabo Verde. E quem fala de morna não fala apenas de Cesária Évora, a nossa eterna diva dos pés descalços.
Fala tembém de um rei que responde pelo nome de Bana. É ele quem me tem feito companhia nos últimos dias. E sempre que ouço a sua voz regresso ao lugar de onde verdadeiramente nunca saí- a minha maravilhosa ilha de São Vicente.
Tenha um bom dia