Newsletter Expresso Exclusivo Coronavirus

Coronavírus: Dicas, sugestões e precauções agora que está aí o calor

Boa tarde,

Esta é a sua newsletter exclusiva com as últimas novidades, sugestões de leituras e informação úteis, que lhe enviamos sempre que a situação o justifique.

A chegada em força do calor a Portugal, e depois de meses com os portugueses confinados, levanta novas questões e interrogações. Nomeadamente sobre o acesso às praias - é bom não esquecer que ainda estamos em período de emergência devido à pandemia do coronavírus.

Este é o meu tema principal de hoje, sexta-feira, véspera de um fim de semana bem quente:


Tempo quente até terça-feira. Temperaturas máximas vão estar acima de 30 graus
Até terça-feira, Portugal continental vai continuar "com temperatura acima do normal para o mês de maio, com valores de temperatura máxima a variar entre 30ºC e 35ºC nas regiões do interior, e entre 22ºC e 30ºC no restante território", prevê o IPMA

Autoridades em força nas praias por causa do calor
A época balnear só arranca a 6 de junho. Até lá, as praias vão estar sem nadadores-salvadores e dispositivos de segurança

DGS recomenda medidas de proteção devido ao calor nos próximos dias
Autoridade da saúde recomenda o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem açúcar, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, bem como “procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados




Siga AQUI o nosso minuto a minuto com tudo o que se passa cá dentro e lá fora


Notícias a destacar


Marcelo cola-se a Rio: “Combinamos há décadas orgulhosamente", "Pertencemos à mesma área”

É na resposta à crise “e só nisso que o PS se deve concentrar”. Costa fecha tema presidenciais e lança nova “unidade” nacional

App de rastreio de casos de covid-19 “não é fiável” e tem havido “falta de transparência” do Governo, acusa associação de direitos digitais

Aviões deixam de ter lotação de passageiros reduzida a partir de junho


Superfícies e animais não são foco de transmissão “significativo”, garante Centro de Controlo de Doenças dos EUA



DADOS E GRÁFICOS

Coronavírus no mundo em 9 gráficos e 1 mapa: mais de 5 milhões de infetados. Letalidade a baixar

Há 5.067.867 de casos confirmados no mundo e contam-se no total 333 mil mortes. A taxa de letalidade, atualmente nos 6,75% está a baixar há 10 dias consecutivos – o ponto mais alto foi 7,3. O Brasil tem 310 mil infetados, mais 18,5 mil do que ontem.

45% dos casos são americanos, 39% são europeus e os restantes 16% são no resto do mundo. A China, o país de origem do vírus, tem baixado a posição na lista de países mais afetados pelo surto. Hoje registou 2 casos e nenhuma morte. A Índia tem 118 mil casos e aproxima-se do grupo de países mais afetados, é atualmente o 4.º país com mais novas contaminações e o 11.º em números acumulados. A OMS registou hoje 104 mil novos casos. Esta semana a OMS registou já por três vezes valores de novos casos acima dos 100 mil, os mais altos desde o início do surto.


No total, os últimos números do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças apontam para mais de 332.723 mortes associadas à Covid-19. Estados Unidos, Brasil e México são os países com mais mortes recentes. Estados Unidos são destacadamente o país com mais casos confirmados a nível mundial, 1.577.287, o 6.º se ajustarmos os números à população residente. Tem também mais mortes: 94.702, mais 1263 do que ontem, passando para 9.º mais afetado se ajustarmos os valores à população. É ainda o país com mais novos casos: 25.434. As mortes europeias e americanas pesam 93% do total mundial. 72% das mortes estão concentradas em seis países: Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Espanha, França e Brasil. Há 122 países que não reportaram novos casos mortais nas últimas 24 horas. A Venezuela, com 882 casos reportados e 10 mortes no total, reporta zero mortes há 30 dias.



O Expresso continua a trabalhar mantendo a redação a funcionar mas adaptada às novas circunstâncias. Considere apoiar o nosso jornalismo tornando-se nosso assinante.


LINKS ÚTEIS
Além de todo o acompanhamento noticioso que pode fazer no Expresso, deixo-lhe aqui alguns links úteis:

Conselhos da Ordem dos Psicólogos - ajuda para não sentir-se zangado
Linha SNS24 – Serviço online do SNS
SNS - Área do Cidadão do Portal SNS
Direção-Geral da Saúde – Atualiação permanente das últimas informações oficiais
Organização Mundial da SaúdeRelatórios de acompanhamento ao Covid-19
ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças

Voltamos sempre que necessário com tudo o que precisa saber sobre este surto epidemiológico. Até lá acompanhe as últimas informações em www.expresso.pt.

Sugerimos também que partilhe esta newsletter com os seus contactos para que a possam subscrever e assim manterem-se atualizados.

Newsletter Expresso Exclusivo Coronavirus