Boa tarde,
Esta é a sua newsletter exclusiva com as últimas novidades, sugestões de leituras e informação úteis, que lhe enviamos sempre que a situação o justifique.
O número de doentes nos cuidados intensivos baixou da barreira dos 100, algo que já não acontecia desde 28 de março (então eram 89). Face a ontem, há uma descida de oito pessoas (- 7,9%), para as 93.
Quanto ao grupo mais abrangente dos doentes internados, também está em mínimos de abril e maio: para encontrar um valor inferior aos 609 de hoje (menos 20 internados do que na véspera, -3,2%) temos de recuar a 30 de março (então eram 571). São indiscutivelmente números que dão alguma confiança ao processo de desconfinamento, que entrou esta semana na sua segunda fase.
O boletim da Direção-Geral da Saúde relativo às últimas 24 horas assinala mais 16 óbitos, atingindo-se em Portugal um total de 1.263 vítimas mortais por covid-19. Quanto a casos confirmados, há agora 29.660, mais 228 do que ontem. Lisboa e Vale do Tejo continua a liderar estatísticas de novos casos
Na política,
O Presidente da República vai almoçar sexta-feira com Rui Rio e hoje aproveitou para fazer um balanço sobre os primeiros impactos do desconfinamento. Dias depois de António Costa ter anunciado o apoio à recandidatura de Marcelo, o Presidente da República fez questão de deixar elogios ao líder social-democrata, pelo papel desempenhado durante a crise. "Um agradecimento especial por ter sabido colocar o interesse nacional acima do interesse partidário", disse Marcelo.
Siga AQUI o nosso minuto a minuto com tudo o que se passa cá dentro e lá fora
Notícias a destacar
Afinal, ir à praia e dar um mergulho é permitido ou proibido?
Janelas abertas, mãos no colo e longe dos botões: as orientações da DGS para os transportes públicos
Porque a situação é “muito dramática”, quem gere os ginásios “quer acreditar” que estes “vão abrir a 1 de junho”
Medir temperatura dos alunos põe em causa “proteção de dados pessoais”, diz CNPD
Acidentes com lixívia mais do que duplicaram durante a pandemia
11% dos infetados dão negativo nos testes de diagnóstico. “Não podemos confiar só nos testes para tomar decisões”
Mais de 3.200 profissionais de saúde infetados. A revelação foi feita pela ministra da Saúde, Marta Temido, esta quarta-feira no Parlamento.
Medidas de combate à pandemia custam 2,5% do PIB, estima Bruxelas
Comissão Europeia recomenda a Portugal que apoie os rendimentos das famílias
Bruxelas não vai abrir procedimentos por défice excessivo em 2020
Mais 48 mil desempregados em abril. São já mais 77 mil desde o início da pandemia
EDP: Como o maior fornecedor de energia se protegeu do “afundanço” nos preços da eletricidade
Lojas Facebook: rede social oferece vitrinas virtuais a pequenas empresas afetadas por pandemia
Neste artigo de opinião, "Cidadão encriptado", Henrique Raposo reflete sobre as aplicações movéis para o controlo da pandemia e acredita que os cidadãos vão permitir o acesso aos seus dados (até porque já o fazem).
Populações asiáticas têm maior proteção imunológica ao vírus
Anticorpo detetado em paciente recuperado de SARS pode ser esperança contra a covid-19
Presidente do governo espanhol pede desculpa pelos erros cometidos
DADOS E GRÁFICOS
Coronavírus no mundo em 9 gráficos e 1 mapa: Novo máximo global de casos registados pela OMS. No Brasil foram mais 17 mil
Há 4.861.684 de casos confirmados no mundo e contam-se no total 322 mil mortes. A OMS registou, pela 2.ª vez, valores de novos casos acima dos 100 mil, hoje foram 112.631, o valor global mais alto de sempre. O Brasil registou mais 17 mil novos casos, um novo máximo diário para o país, ficando com 272 mil infetados. A Rússia está a chegar aos 300 mil casos registados. Portugal tem 29.660 casos, está na 26.ª posição relativa, e 1263 mortes, 22.ª posição.
A China, o país de origem do vírus, tem baixado a posição na lista de países mais afetados pelo surto. Hoje registou 2 casos e nenhuma morte. A Índia tem 106.750 mil casos e aproxima-se do grupo de países mais afetados, é atualmente o 4.º país com mais novas contaminações e o 11.º em números acumulados.
O Expresso continua a trabalhar mantendo a redação a funcionar mas adaptada às novas circunstâncias. Considere apoiar o nosso jornalismo tornando-se nosso assinante.
LINKS ÚTEIS
Além de todo o acompanhamento noticioso que pode fazer no Expresso, deixo-lhe aqui alguns links úteis:
Conselhos da Ordem dos Psicólogos - ajuda para não sentir-se zangado
Linha SNS24 – Serviço online do SNS
SNS - Área do Cidadão do Portal SNS
Direção-Geral da Saúde – Atualiação permanente das últimas informações oficiais
Organização Mundial da Saúde – Relatórios de acompanhamento ao Covid-19
ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças
Voltamos sempre que necessário com tudo o que precisa saber sobre este surto epidemiológico. Até lá acompanhe as últimas informações em www.expresso.pt.
Sugerimos também que partilhe esta newsletter com os seus contactos para que a possam subscrever e assim manterem-se atualizados.