Newsletter Expresso Exclusivo Coronavirus

Portugal com o número mais baixo de mortos desde março. E o “bicho” como nunca o viu

Boa tarde,

Esta é a sua newsletter com as últimas notícias e informações úteis sobre a pandemia em Portugal e no resto do mundo.

Por cá, desde o balanço da Direção-geral da Saúde de ontem, quinta-feira, até hoje, sexta, morreram de covid-19 mais seis pessoas, o número mais baixo desde março. E foram registados mais 264 casos, 69,7% dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo. O número de hospitalizados diminuiu (são menos sete do que ontem) mas há mais quatro pessoas em unidades de cuidados intensivos.

Pode seguir AQUI, navegando no nosso Em Direto, este e outros dados. E ver como está agora o ponto da situação nacional através de gráficos e mapas indo ALI.

Certo, certo, é que “a maioria de nós vai apanhar covid-19”, como diz o patologista Germano de Sousa, administrador de uma rede de laboratórios privados que está na linha da frente na realização de testes de diagnóstico e serológicos para a nova doença. Di-lo, entre muitas outras coisas, no podcast da série “A Beleza das Pequenas Coisas”, que finaliza cantando um fado à capella. Ouça-o (não só o fado, mas todo o podcast), que vale a pena.

Quem também apanhou covid-19 foi um adolescente de 13 anos que começou com uma conjuntivite e acabou nos cuidados intensivos do Hospital Dona Estefânia. Foi o primeiro caso registado em Portugal – e noticiado na altura pelo Expresso, dando até azo nos dias seguintes a reações nas conferências de empresa da Direção-geral da Saúde - de uma criança/adolescente com sintomas inflamatórios que têm assustado pediatras e pais em vários países. O relatório do Centro Europeu de Prevenção de Doenças que acaba de ser publicado já relata este caso português.

À medida que se aproxima a reabertura de restaurantes, cafés e outros estabelecimentos, na próxima segunda-feira, surgem novas medidas, tecnologias e ideias para minorar os efeitos da covid-19 no nosso dia a dia. Uma delas É ESTA, tem tecnologia portuguesa e cabe na palma de uma mão.

Por falar em tecnologia, aconselho também a leitura DESTE ARTIGO. Cientistas israelitas criaram uma ferramenta online que pode avisar para uma possível infeção por novo coronavírus através de um sintoma até hoje quase ignorado pela OMS: a perta de olfato. “Perde-se o olfato em menos de um dia”, disse ao Expresso o cientista que a criou. E outro investigador envolvido no projeto, que dirige o programa de Neurociência do Centro Champalimaud para o Desconhecido, em Lisboa, e participa no grupo que está a desenvolver a aplicação portuguesa de rastreio da covid-19, quer que o “nariz eletrónico” seja incluído na app nacional.

Por falar em ciência, pode ver o causador da covid-19, o SARS-CoV-2, como nunca o viu até hoje. Um estúdio especializado em animações biomédicas criou um modelo tridimensional – o mais preciso até agora – que simula o modo como o “bicho” ataca as células hospedeiras do corpo dos pacientes e as usa para se multiplicar, eliminando-as depois. É uma animação fascinante com 1:40.

Sobre o resto do mundo, tem AQUI o habitual balanço geral em 9 gráficos e um mapa, no qual se vê como Portugal e a Suécia têm um número idêntico de casos.

Duas notas sobre dois países: a Dinamarca não registou qualquer morte, pela primeira vez desde 13 de março; e a Coreia do Norte divulgou dois vídeos que pretendem demonstrar que não há qualquer caso de infeção no país.

E veja também o que se passa num dos continente de que menos se tem falado quando se fala de covid-19 e onde 258 milhões de pessoas não têm sequer água ou sabão para lavar as mãos.

Antes de lhe deixar alguns links úteis para estar bem informado, termino com uma pequena notícia, que foi um momento raro nos tempos que correm mas é um sinal de esperança no futuro: um casamento, que só foi notícia porque… foi o único em Lisboa no mês de abril.

LINKS ÚTEIS

Além de todo o acompanhamento noticioso que pode fazer no Expresso, deixo-lhe aqui alguns links úteis:

Linha SNS24 – Serviço online do SNS
SNS - Área do Cidadão do Portal SNS
Direção-Geral da Saúde – Atualiação permanente das últimas informações oficiais
Conselhos da Ordem dos Psicólogos - ajuda para não sentir-se zangado
Organização Mundial da SaúdeRelatórios de acompanhamento ao Covid-19
ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças


e, claro, Expresso.

Boa tarde, um bom resto de dia e um excelente fim de semana, saudável e informado

Newsletter Expresso Exclusivo Coronavirus