Viva,
Esta é a sua newsletter exclusiva com as últimas novidades, sugestões de leituras e informação úteis, que lhe enviamos sempre que a situação o justifique...
Um dia depois de a Organização Mundial da Saúde ter reconhecido que a covid-19 é agora uma pandemia, todos os países admitem que o pior pode ainda estar para vir. Os Estados Unidos reagiram em força: fecharam o país a voos vindos da Europa. Por cá, o país saberá esta quinta-feira quais as escolas que vão fechar e as próximas medidas para minimizar o avanço do vírus que, como alertou ontem a diretora-geral da Saúde, vai infetar um número cada vez maior de portugueses. Pelas imagens de praias cheias durante esta quarta-feira, muito está ainda por fazer... Apesar de não se conseguir ver, o vírus já está entre nós e falta um pequeno passo para entrarmos todos em alerto encarnado.
Leia aqui as últimas novidades que pode consultar no acompanhamento ao minuto do Expresso:
Covid-19 é oficialmente uma “pandemia”, “palavra que não é para ser usada de forma leviana”. Qual é então a diferença para “epidemia”? Organização Mundial da Saúde mudou a definição do novo coronavírus que tem alastrado pelo mundo: deixou de ser epidemia e passou a pandemia. Refira-se que mais de 66 mil pessoas que contraíram o vírus em todo o mundo já se curaram.
Diretora-geral da Saúde: encerramento de escolas vai ser analisado caso a caso “Não podemos estar antecipadamente a criar medidas desproporcionais, temos de as fazer de acordo com o risco e de acordo com o que é a avaliação feita pelas autoridades de saúde”.
Diretores defendem encerramento de todas as escolas devido a “alarme social” De acordo com o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira, “neste momento há dois tipos de pandemia”: “uma que é vírica e outra que é provocada pelo medo”.
Covid-19. Governo ainda não tem solução para pais atingidos pelo fecho de escolas Atual regime de baixa por assistência à família não enquadra situações em que os pais tenham de ficar a cuidar dos filhos devido ao encerramento de escolas, mesmo em casos de pandemia. Solução poderá não chegar antes de segunda-feira.
As praias de Lisboa encheram-se de pessoas e a ministra reagiu: é preciso a população ter comportamentos responsáveis [fotogaleria] As praias dos arredores de Lisboa encheram-se de pessoas esta quarta-feira, contrariando as recomendações das autoridades de saúde para que a população observe distanciamento social. A ministra da Saúde, Marta Temido, apelou, a propósito desta situação, para que os cidadãos assumam comportamentos responsáveis porque a conjuntura atual é grave.
Covid-19. Portugal a “horas ou dias” de passar à fase de alerta vermelho A ministra da Saúde diz que a rapidez da “dinâmica da situação epidemiológica” colocou Portugal à beira de passar para a chamada fase de mitigação, quando se verifica a transmissão comunitária da infeção. Boletim divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde informa que existem 3066 pessoas em vigilância.
“Ronaldo não treinou e permanece na Madeira a aguardar desenvolvimentos relativos à atual situação de emergência de saúde” Horas antes de anunciar que o futebolista Daniel Rugani está infetado com Covid-19, a Juventus esclareceu a situação do jogador português.
Trump proíbe viajantes oriundos da Europa durante um mês Presidente americano pede 50 mil milhões de dólares ao Congresso para lutar contra coronavírus. Proibição de viajantes abre exceção para o Reino Unido
OS ÚLTIMOS NÚMEROS
A epidemia do novo coronavírus, Covid-19, continua a aumentar fora da China e há, nesta altura, mais de 124 mil casos confirmados pela Organização Mundial da Saúde, 78 deles em Portugal. Mais de 4 mil pessoas estão em vigilância ativa no território nacional. No total já são 118 países ou territórios com pessoas infetadas. O número de mortes supera também os quatro milhares — são 4607. Itália, o país europeu mais afetado pelo vírus, está só atrás da China – com mais de doze mil casos confirmados (12.462) e mais de oito centenas de mortos (827), números da Proteção Cívil italiana. Ainda na Europa, Espanha é o segundo país com mais novos casos: 615 num só dia, seguida de França, com 372 novos casos. Fora da Europa, o Irão e os Estados Unidos são os países com mais casos confirmados nas últimas 24 horas, 881 e 224 respetivamente. Embora a nível global o total de casos e mortes, contabilizados desde o início do surto, seja muito superior na China, o número de novos casos de Covid-19 já é maior fora da China, assim como as mortes mais recentes associadas ao vírus. A taxa de mortalidade também subiu nos últimos dias, a relação entre o número de casos confirmados e as mortes associadas ao Covid-19 é hoje 3,7%.
Coronavírus. Um mapa e três gráficos para perceber onde a epidemia já chegou
https://expresso.pt/coronavirus/2020-03-11-Coronavirus.-Um-mapa-e-tres-graficos-para-perceber-onde-a-epidemia-ja-chegou
LINKS ÚTEIS
Além de todo o acompanhamento noticioso que pode fazer no Expresso, deixo-lhe aqui alguns links úteis:
Guia para tirar as dúvidas sobre o novo coronavírus
Linha SNS24 – Serviço online do SNS
SNS - Área do Cidadão do Portal SNS
Direção-Geral da Saúde – Atualiação permanente das últimas informações oficiais
Organização Mundial da Saúde – Relatórios de acompanhamento ao Covid-19
ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças
Este Expresso Curto Exclusivo Coronavirus termina aqui. Voltamos sempre que necessário com tudo o que precisa saber sobre este surto epidemiológico. Até lá acompanhe as últimas informações em www.expresso.pt.
Sugerimos também que partilhe esta newsletter com os seus contactos para que a possam subscrever e assim manterem-se atualizados.