Boa tarde,
O dia D para a paz na Ucrânia ou mais um golpe de Putin?
Os holofotes da política internacional estão voltados para a reunião de sexta-feira, no Alasca, entre Trump e Putin, mas a preparação dessa cimeira está a dar que falar — nomeadamente pelo facto de Volodymyr Zelensky, que não vai estar presente, se recusar a ceder o que resta de Donbas e que não está na posse dos russos. O texto da jornalista Ana França faz uma análise aprofundada do momento.
Outra guerra que não sai do radar é a de Gaza: o Exército israelita aprovou o “plano operacional” para a ocupação do território.
No sul da Europa, o calor e os incêndios têm marcado a semana
Em Portugal, o fogo em Arganil está a causar dores de cabeça: aldeias históricas como Piódão foram evacuadas, com o vento e o terreno acidentado a dificultar o combate. Estamos a acompanhar ao minuto. Ainda sobre este calor abrasador, a jornalista Carla Tomás fez as contas e concluiu que metade do país dormiu com temperaturas acima dos 20 °C na madrugada de 12 de agosto.
Há espaço para negócios
A Turkish Airlines avançou com uma oferta vinculativa para comprar uma participação de 25% a 27% na Air Europa, atualmente detida pela família Hidalgo. A companhia espanhola atravessa um período turbulento desde o resgate estatal em plena pandemia e a entrada da Turkish Airlines pode redesenhar o mapa das alianças aéreas na Europa. Enquanto isso, a Air France-KLM e a Lufthansa mantêm o foco na TAP, de olho na sua posição estratégica no Atlântico.
Antes de chegar a edição online desta semana, exclusiva para assinantes, destaco o artigo que será publicado esta sexta-feira na revista do Expresso, e que já antecipamos no site: férias de luxo em Portugal. Com piscina privada, algumas com carro e barco à porta, as casas de luxo tornaram-se a nova cartada da hospitalidade. Do Alto Douro à Ria Formosa, encontram-se propriedades privadas alugadas para férias ou ‘villas’ nos melhores hotéis do país.