Newsletter Expresso Diário

We love Portugal: em dez anos o turismo disparou 50%

António Pedro Ferreira

Boa tarde,

Falemos de turismo. Que nos últimos anos Portugal ficou na rota de visitantes de todo o mundo e que a atratividade do país cresceu, trazendo levas e levas de estrangeiros, não é novidade. Mas esse forte aumento da procura turística em Portugal pode agora medir-se em números. Entre 2015 e 2024, o número de dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico no país aumentou 51%, atingindo os 80,4 milhões, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O grande domínio dos turistas vindos de outros países fica evidente também: no ano passado os não residentes em Portugal representaram 70% das dormidas nos alojamentos turísticos nacionais.

O Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa são os destinos mais procurados, ainda que a região sul do país tenha perdido peso: passou de 32,5% do total de dormidas em 2015 para 25,8% em 2024.

No retrato traçado, há a assinalar na procura turística algum aumento da sua diversificação regional, mas lento e modesto. Uma das conclusões é que o Norte conquistou terreno, ultrapassando a Região Autónoma da Madeira.

Os dados do INE já dão pistas sobre 2025, e mostram um abrandamento da procura. De janeiro a maio, as dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico subiram mais 2% do que no mesmo período de 2024, mas este é um crescimento que reflete uma desaceleração face ao ano passado: o número de dormidas de turistas vindos do estrangeiro aumentou apenas 1%.

No dia em que se soube que a área ardida pelos incêndios em Portugal continental triplicou nas últimas duas semanas, atingindo quase 30 mil hectares (de acordo com dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), há outras notícias para acompanhar.

Uma delas é um mistério, e com contornos sinistros. Um homem entregou esta quinta-feira a cabeça da vítima que foi decapitada no Rossio, em Lisboa, caso que está a ser a investigado pela Polícia Judiciária. A notícia está ainda em desenvolvimento. O Expresso sabe que a cabeça foi entregue acondicionada no interior de uma mochila, aparentemente sem sinais de violência ou de balas, e os primeiros indícios apontam para que o homem que fez o achado não tenha nada a ver com crime. Vai ainda assim, ser interrogado.

No plano da justiça, há novidades sobre a Operação Pretoriano, com o tribunal a considerar provada a existência de um "plano de ataque" e um "clima de intimidação" por parte dos elementos dos Super Dragões durante a Assembleia Geral do FC Porto, em novembro de 2023. O ex-líder da claque, Fernando Madureira, foi condenado a 3 anos e 9 meses de prisão com pena efetiva pelos crimes de ofensa à integridade física - o papel de liderança valeu-lhe uma pena mais agravada face aos restantes arguidos. Madureira fica ainda proibido de entrar em recintos desportivos durante dois anos.

Uma licença parental de seis meses paga a 100%? Sim, a proposta do governo de alteração da Lei Laboral contempla essa hipótese, mas limita o tempo de dispensa para amamentação e abre a porta a algumas restrições ao trabalho flexível. Neste artigo explicamos tudo o que está em causa.

Os incêndios continuam na ordem do dia, e há novidades sobre a reforma do Estado - O Conselho de Ministros aprovou a extinção de entidades no Ministério da Educação, incluindo a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e a criação da Agência para a Reforma Tecnológica do Estado.

Continue a acompanhar a atualidade online e fique com outros destaques noticiosos desta quinta-feira. Voltamos amanhã, sensivelmente à mesma hora.