Olá,
Esta segunda-feira há três temas dominantes que, julgo, continuarão a sê-lo até final desta semana: a eleição do novo papa, o arranque da campanha e o dérbi futebolístico que se avizinha. Está tudo aqui em baixo.
1. Um Papa chamado Tolentino?
O jornal italiano “La Reppublica” fez um especial totopapa – a expressão é nossa – e dispôs vários possíveis cardeais na linha da frente da sucessão ao Papa Francisco. O português Tolentino Mendonça, segundo se escreve no artigo, é um dos favoritos.
2. Passos está de volta. Outra vez.
A estratégia discreta de Pedro Passos Coelho tem um efeito sedutor para o jornalismo: sempre que aparece e sempre que fala é aparentemente notícia. No mesmo dia em que Cavaco pôs as mãos no fogo por Luís Montenegro, soube-se que Passos Coelho entrará na campanha, ainda que de forma oficiosa: estará presente no jantar de ex-líderes do PSD desta terça-feira.
3. O debate das rádios
Ainda a cabeça e os ouvidos estavam quentes do debate todos contra todos de domingo, já o país acordava para outro debate nos mesmos moldes, mas numa plataforma diferente: a rádio. Os temas que puseram a oposição inteira contra a AD? A Spinumviva e a gestão do apagão.
4. As contas do título
O Benfica e o Sporting venceram os seus respetivos jogos o fim de semana passado, o que significa que se mantêm empatados, o que se traduz numa ponta final (primeiro chavão futebolístico) imprópria para cardíacos (segundo chavão). A Tribuna fez as contas e as combinações possíveis.
P.S: Este é o meu último dia no Expresso. Foi um gosto estar deste lado ao longo de 14 anos.
Vemo-nos por aí,
Pedro