Newsletter Expresso Diário

Trump e os desalinhados das tarifas, a diva do rap, as contas ao IVA e a sandes mista de Paulo Futre

Parece que foi ontem: Musk e Trump juntos a vender Teslas
Andrew Harnik

1. 👀 Os homens do Presidente

Ora bem, quando um homem junta sensibilidades políticas, económicas, ideológicas e filosóficas extremamente conflituantes numa só banda e tenta que funcionem a toque de caixa, é normal que a coisa deslace mais cedo ou mais tarde. Sobretudo, quando há uma rede social amiga sempre à mão: o “Liberation Day” de Donald Trump destapou visões antagónicas no centro de decisões da Casa Branca, com o ideólogo irredutível Peter Navarro de um lado, o secretário de Estado Scott Bessent no meio e o prolífico Elon Musk no outro. O primeiro diz que Trump não vai cessar com esta política, o segundo argumenta que o Presidente irá negociar e o terceiro pede o fim da ideologia (até porque lhe está a custar uns quantos milhões).

2. 🎤 Rapdiva: a escolha surpreendente de Pedro Nuno

Não é todos os dias que um artista não-militante entra nas listas para deputados para eleições legislativas e por isso fomos conhecer um pouco melhor Eva Radpiva, a rapper luso-angolana com inclinações políticas vincadas. Esta é a escolha de Pedro Nuno Santos para o PS.

3. 0️⃣ As contas ao IVA Zero do PS

O Partido Socialista apresento o seu programa de Governo em que sobressaiu a intenção de reduzir o IVA a zero em vários itens de consumo. A oposição reagiu, usando comparações com o Executivo de Sócrates, mas afinal quanto pode custar esta medida aos cofres do Estado?

4. O senhor Aurélio

Morreu Aurélio Pereira, o homem-mito do futebol português que ficará para sempre conhecido como o super-olheiro que descobriu três dos nossos maiores talentos futebolísticos em três gerações diferentes: Paulo Futre, Luís Figo e Cristiano Ronaldo. Houve textos e houve reações, nomeadamente de Futre à Tribuna. Cabem sandes mistas, pregos e recordações neste depoimento.

5. 😡 O recrutamento

Os jovens rapazes estão a ser atraídos pelas argumentações da extrema-direita que usa as plataformas digitais e os jogos online para promover a sua ideologia e propaganda para seduzir os seus alvos. Na Suécia, isto está a ser estudado com muita apreensão.