Newsletter Expresso Diário

Isto aqui não é um auricular | Cuidado com o dinheiro | O teste de Covid-19 de Trump | Os três atos da licença paternal

picture alliance

Cara leitora, caro leitor
Nesta terça-feira, 8 de outubro de 2024, temos #PortugalMediaLab, mais dinheiro na carteira das famílias portuguesas, um livro do grande Bob Woodward, os reitores e o congelamento de propinas, o Governo e a oposição no tema do alargamento da licença parental. Tenha um ótimo fim de tarde, apesar da chuva, e regressamos na quarta-feira.

Até breve

1. Mais dinheiro, sim. Mas…

O Banco de Portugal previu um aumento “histórico” dos rendimentos disponíveis para as famílias portuguesas em 2024, avançando três explicações para este facto: o mercado de trabalho está bem e recomenda-se; o aumento de pensões; e a descida do IRS. Ainda assim, disse Mário Centeno, há duas coisas que teremos de ter em atenção: o crescimento em 2025 será mais baixo do que o esperado e há uma sombra de défice a pairar sobre a economia. Os artigos são do Gonçalo Almeida.

2. Montenegro, os media, a RTP e o auricular

Na apresentação do #PortugalMediaLab, o nome dado ao plano do Governo para o setor da comunicação social em Portugal, ficámos a saber algumas coisas: a RTP vai sofrer uma reestruturação (plano de rescisões) e uma redefinição (aposta no digital e redução gradual da publicidade); os consumidores terão um apoio na subscrição de assinaturas digitais e os estudantes terão este serviço gratuito; e que Luís Montenegro não gosta muito de jornalistas com auricular (nem telemóvel). Obviamente, houve reações do Sindicato dos Jornalistas, sobre o que disse Montenegro e sobre a RTP; e dos partidos políticos, também sobre a RTP e também sobre as palavras de Montenegro.

3. Revelações americanas

Há um novo livro de Bob Woodward, ontem, hoje e para sempre o jornalista que coassinou a investigação ao caso Watergate que levou à queda política de Richard Nixon. Nesta obra, editada recentemente e chamada “War”, Woodward revela curiosidades sobre um ex-presidente americano que quer voltar a sê-lo e um presidente americano que está prestes a deixar de o ser: Trump enviou testes covid a Putin e Biden acha Netanyhau um “completo mentiroso” e um “mau tipo”. Leia o texto da Ana França.

4. Os reitores e o congelamento das propinas

O ministro Fernando Alexandre garantiu que o valor das propinas nas universidades públicas vai manter-se inalterado, encerrando aparentemente o tema até 2026. “Não vai haver aumento neste e no próximo ano letivo”, garantiu. O que acham disto os reitores das universidades? Foi o que a Joana Pereira Bastos lhes perguntou.

5. A licença parental, em três atos

O Parlamento aprovou o alargamento da licença parental com os votos contra do PSD e do CDS/PP; o Governo veio dizer que isso complicaria as contas do Orçamento e lançou um número (um custo de €400 milhões); e a oposição veio acusar o Executivo de “jogo político”, pois a medida não pode entrar no OE2025 (e também questionou as contas de Joaquim Miranda Sarmento).