Newsletter Expresso Diário

António Costa, o falso lento

Olá, cara leitora e caro leitor

Há no futebol a expressão “falsos lentos” que define os jogadores que não são especialmente rápidos nem particularmente explosivos, mas cuja velocidade de raciocínio permite-lhes ultrapassar os adversários sem correr mais do que estes. Sim, leu bem, estamos no plano do misticismo, mente sobre o corpo e coisas assim, conversas de influencer, uma palavra que não vem a despropósito do que nos traz aqui.

Assim, depois desta entrada altamente sofisticada, aqui temos: António Costa (parece) estar com pé e meio na presidência do Conselho Europeu, numa outra reviravolta épica da sua história política onde raramente sai a perder, mesmo quando os dados apontam para uma derrota infalível.

Nos resquícios da Operação Influencer, que deitou por terra uma maioria absoluta conquistada contra todos os prognósticos, o antigo PM assegura um top job em Bruxelas, um cargo com visibilidade e responsabilidade para uma nova etapa na sua carreira de jogador político. Não, Costa não é o “lento” oriental de Marcelo Rebelo de Sousa, mas um “falso lento” que - vem aí outra analogia futebolística - vê o espaço que os outros não veem.

Outras notícias.
Por falar em espaço, Julian Assange deixará de estar confinado a uma prisão: esta terça-feira soube-se que o criador da plataforma WikiLeaks chegou a acordo com os EUA, foi libertado (ainda que não completamente ilibado) e poderá seguir uma segunda vida.

A vida dos cidadãos portugueses poderá descomplicar-se com o anúncio feito pelo Governo, durante o Conselho de Ministros. Disse Luís Montenegro, entre outras coisas, que os serviços públicos serão obrigados a ter atendimento ao público, sem marcação.

Sobre burocracias, a antiga ministra da justiça não se quis estender, mas garantiu não ter existido qualquer “interferência” na atribuição da nacionalidade portuguesa às duas gémeas brasileiras que receberam o tratamento com o medicamento Zolgesma.

Por hoje é tudo, regressamos na quarta-feira sensivelmente a esta hora, com mais histórias produzidas pela redação do Expresso num dia em que todas as atenções estarão no Portugal - Georgia, no Euro2024. Por falar nisso, segue a Tribuna?