Newsletter Expresso Diário

O futuro político de Costa aos olhos de Marcelo, as viagens de Ano Novo esgotadas. E ainda, o Prémio Pessoa

Boa tarde,

No dia em que o Presidente da República disse que António Costa tem condições para liderar o Conselho Europeu, o primeiro-ministro já tinha feito saber que “não está na luta pelo cargo”.

Disse mais, Marcelo Rebelo de Sousa. Elogiou o “prestígio excecional de Costa” e reconhece que seria “um bom candidato” para lhe suceder na presidência, desde que prescinda do projeto europeu.

Surpreendentemente, acrescenta, que Costa seria também o seu “preferido” se tivesse decidido ser candidato novamente à liderança do PS. O chefe do Estado quebrou assim o silêncio dos últimos dias e não faltaram temas na conversa com os jornalistas.

Tolentino Mendonça é o Prémio Pessoa 2023. Cardeal, Prefeito do Vaticano, mas também poeta, ensaísta e académico, foi escolhido este ano por projetar uma visão espiritual no mundo e procurar compreender os “sofrimentos da humanidade”. Uma peregrinação em direção ao outro, como sublinha a jornalista Christiana Martins, de certa forma invocada pelo Júri da 37º edição do prestigiado galardão nacional que quis homenagear “um humilde e generoso Peregrino da Esperança”.

A entrevista de Pedro Filipe Soares ao Expresso. Após 12 anos como líder parlamentar despede-se do Parlamento. Afasta integrar a lista dos candidatos às Europeias, mas não coloca de parte a possibilidade de uma carreira autárquica.

O estudo da UTAO para a recuperação do tempo de serviço dos professores só vai estar pronto depois das legislativas. A unidade técnica foi desafiada a fazer as contas que podem vir a sustentar a decisão política, mas o trabalho promete ser longo e muito complicado. Foi o que assegurou ao Expresso o coordenador da UTAO.

A entidade gestora do espaço aéreo nacional afasta responsabilidade nas decisões da Comissão Técnica Independente sobre o futuro aeroporto e reconhece constrangimentos na opção Santarém. Ao Expresso, deixa o aviso: qualquer alteração de pressupostos requererá novos estudos e uma nova análise técnica. E o momento de avançar com as obras também vai depender da decisão da ANA face à localização que vier a ser escolhida. Se a concessionária discordar, os prazos e procedimentos vão arrastar-se no tempo. Afastar a ANA da concessão pode demorar mais de cinco anos.

Derrota para o Novo Banco no Supremo. O tribunal administrativo confirmou a ilegalidade de uma decisão que levou ao despedimento coletivo de trabalhadores em 2016, o que obriga agora à reintegração de nove funcionários e ao pagamento de salários e atualizações.

A Autoeuropa vai conseguir atingir a meta da produção de 220 mil carros este ano. Apesar da paragem forçada, os números acabam por ficar acima das piores previsões.

Frontex acusada de colaborar com uma das mais violentas milícias do mundo. A Agência Europeia da Guarda de Fronteiras é visada numa investigação jornalística na qual é acusada de ter enviado as coordenadas de barcos de migrantes em apuros para a mais violenta de todas as milícias líbias.

Mais de 12 mil mortos no Sudão. Cerca de sete milhões de pessoas estão deslocadas e muitas mais enfrentam situações graves de insegurança, desde que a guerra começou, sem que tenham surgido soluções diplomáticas. Já se admite que estejamos perante a “pior crise humanitária do mundo” em termos de escala.

Da Cimeira do Clima diretamente para Lisboa com um prémio para levar na bagagem, o investigador Jim Skea recebeu esta quinta-feira o Prémio Norte-Sul, atribuído ao Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas. E tal como Guterres, fala da importância de responder à emergência climática em curso e do acordo alcançado na COP28.

Com dias de festa à vista e alguns férias à mistura, os portugueses voltam a esgotar viagens de Ano Novo. Apesar de mais caras, a procura pelas deslocações cresceu 20%, por comparação com as reservas do ano passado. Já há destinos esgotados e o Brasil é o mais desejado.

A pensar nos seus planos depois da viragem do ano, lembro que o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia já definiu a programação para 2024. Tome nota. São 14, as exposição que o MAAT tem em marcha e não faltam nomes de peso.

E com a Cultura me despeço deste Expresso Diário por agora, esperando que não lhe faltem boas leituras.

Esta sexta-feira tem uma nova edição do jornal nas bancas para descobrir e toda a atualidade para conferir aqui a cada momento!