Newsletter Expresso Diário

Os 23 indicadores de saúde onde Portugal está pior do que a média

Olá, boa tarde.

A saúde em Portugal ainda não está em cuidados paliativos mas precisa de rápidas e intensivas melhoras. É mais ou menos este o diagnóstico traçado pelo relatório da OCDE para o sector em 2019, hoje divulgado, não esconde: em 23 indicadores a análise é negativa, com a população a apresentar resultados de saúde abaixo da média daquele organismo internacional.

Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz não estão disponíveis para estudar a hipótese de eleições primárias no PSD. “Não faz sentido”, diz um membro da equipa do ex-líder parlamentar; “é fait divers”, resume um apoiante de Pinto Luz. Quanto a Rui Rio, apesar de ter revelado “simpatia” pela ideia, também descarta a ideia de primárias já nesta eleição.

O massacre de três mulheres e seis crianças, assassinadas a sangue-frio numa estrada remota mexicana, impressionou a região habituada aos crimes e à extrema violência. Mas desta vez atingiu os membros de uma família mórmon, originária dos Estados Unidos. Um deles, Devin, de 13 anos, caminhou 20 quilómetros para salvar os seis irmãos que sobreviveram, como conta a Mafalda Ganhão, agora que vão sendo conhecidos pormenores de como tudo se terá passado.

Na reportagem do último dia da edição de 2019 da Web Summit, feita pelo João Diogo Correia e pelo Pedro Nunes, fala-se de robôs tão inteligentes quanto “mil cérebros humanos”, de um remédio para a “dor diária de não saber o que cozinhar” e de treinos de basquetebol que são como aulas de tecnologia.

As Glock roubadas entre dezembro de 2015 e janeiro de 2017 do armeiro da sede da PSP, em Lisboa, tinham como destino a Guiné-Bissau, para onde seguiriam escondidas em contentores com caixas de ovos. Os pormenores são trazidos pelo Hugo Franco.

André Penha, o fundador da QuintoAndar, plataforma que revolucionou o mercado de arrendamento no Brasil, deu uma conferência no Web Summit. Este engenheiro de computação viu na dificuldade do arrendamento uma oportunidade de negócio. Agora quer internacionalizar-se: Portugal pode ser o próximo destino – e uma porta para a Europa.

No quarto artigo da série que estamos a publicar na semana que precede o 30.º aniversário da queda do muro de Berlim, que se assinala este sábado, publicamos uma entrevista com o ucraniano Volodymyr Dubovyk: “Não há uma nova Guerra Fria mas uma guerra ucraniano-soviética”. O Hélder Gomes esteve à conversa com o professor da Universidade Nacional de Odessa e tentou saber como foi a sua vida do outro lado da Cortina de Ferro, e como é agora.

Na Opinião, hoje é outra vez dia cheio: David Dinis – O pecado de Joacine, Cotrim (e Ventura, claro); João Silvestre – O tiro no pé de Trump; Daniel Oliveira – Trabalhar menos é bom para a economia; e Henrique Raposo – O corpo não é um objeto.

“Pelo São Martinho prova o vinho”. Em Portugal, é à volta deste ditado que se celebra o dia deste santo, já na próxima segunda-feira. Mas as festividades associadas à data, onde não podem faltar castanhas assadas, água-pé e jeropiga, arrancam já este fim de semana – desta feita sem promessa de ajuda do outro santo mais ligado às questões meteorológicas. O Boa Cama Boa Mesa elaborou um pequeno roteiro com sugestões.

Boas leituras e… bons magustos.