Newsletter Expresso Diário

Manias de grandeza + turismo igual a…

A vantagem do PS para o PSD acentua-se: são já 15 pontos de diferença, a apenas três meses das eleições legislativas, mostra a sondagem Expresso/SIC, realizada pelo ICS/ISCTE e revelada no Expresso Diário de hoje. David Dinis analisa-a e nota que a queda da direita também se alarga ao CDS. O partido de Assunção Cristas passa de 8% para 5% neste inquérito e coloca os centristas perto da intenção de voto registada pelo PAN, 4%.

Mas nem todos os CDS têm razões de queixa. Na análise dos mercados, Jorge Nascimento Rodrigues conta que o preço dos CDS (credit default swaps) a cinco anos que protegem os investidores contra o risco de incumprimento da dívida portuguesa desceu esta sexta-feira para 37,9 pontos-base, um dólar abaixo do preço para Espanha. Ou seja, pela primeira vez numa década, o risco de bancarrota português está abaixo do de Espanha.

Boris Johnson não abre mão da possibilidade de suspender o Parlamento para forçar o ‘Brexit’ no Halloween, mesmo que não haja acordo de saída. Surgem, por isso, planos para travar a hipótese reiterada pelo provável futuro primeiro-ministro britânico. Um deles passa por os deputados se recusarem a abandonar a Câmara dos Comuns. Outro contempla a criação de um “Parlamento alternativo”. São “medidas verdadeiramente drásticas” e “a um nível sem precedentes”, qualifica um politólogo ouvido por Hélder Gomes.

Do outro lado da Mancha, os socialistas são mais exigentes do que os liberais na negociação do apoio a Ursula von der Leyen, mas as duas bancadas querem que a alemã se comprometa com a adoção de um mecanismo de sanções que garanta o respeito pelo Estado de direito. A ideia não agrada aos eurocéticos e populistas. A escolhida para presidir à Comissão Europeia tem três dias para decidir a quem agrada, lembra Susana Frexes.

Falando de grandes comunidades, a Liliana Coelho e o Hugo Franco contam que há portugueses, ingleses, belgas, romenos, suecos, alemães, canadianos, finlandeses, moçambicanos e brasileiros entre os 89 elementos do grupo motard Hells Angels que foram acusados na quinta-feira pelo Ministério Público de tentativa de homicídio de Mário Machado, o líder do movimento de extrema direita Nova Ordem Social. Quanto a profissões, até há por ali professores do ensino básico e do secundário.

Portugal é mesmo um destino predileto, não só para Hells Angels, mas para todos os tipos de turismo. “No ano passado, Lisboa recebeu 5,8 milhões de turistas. Em Barcelona foram 15,8 milhões e em Veneza 25 milhões. Às vezes, cria-se algum alarmismo ao falar de turismo em Portugal”, diz Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo. Fábio Veríssimo também recolheu a opinião de Adolfo Mesquita Nunes, ex-secretário de Estado do Turismo no Governo de Passos Coelho: “Durante décadas, Portugal quis ser a Florida da Europa. Agora que começa a ser, parece que já não sabe se quer.”

Manias de grandeza + turismo igual a… Miguel Prado revela que no âmbito do Processo EDP, o Ministério Público descobriu que a agenda do antigo ministro da Economia Manuel Pinho aponta duas reuniões com António Mexia ainda antes de este ser nomeado presidente da EDP. Procuradores do DCIAP querem agora saber pormenores do patrocínio da elétrica ao programa de animação turística Allgarve.