Bom dia e boa quarta-feira!
Esta quarta-feira a Assembleia da República tem uma agenda cheia ao longo de todo o dia, ficando este marcado pela sessão plenária, que contará com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro. O debate será sobre o regime de concessão de crédito bonificado à habitação a pessoas com deficiência. Já a CGTP vai reunir-se para decidir novas forma de luta, tendo em conta as propostas de alteração à legislação laboral do Governo PSD/CDS-PP.
Parlamento debate habitação e combate à fraude fiscal
Para o início da tarde desta quarta-feira está marcada uma sessão plenária no Parlamento, com um debate com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, sobre o projeto de lei do PS que aprova o regime de concessão de crédito bonificado à habitação a pessoas com deficiência. Logo de seguida, na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, tem lugar a audição da secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, sobre o Relatório de Combate à Fraude e Evasões Fiscais e Aduaneiras 2024 e do Relatório da Despesa Fiscal de 2024.
Chega quer audição sobre despedimento de ex-presidente do AICEP
O ministro da Economia, Manuel Castro Almeida, será ouvido na Comissão de Economia e Coesão Territorial, que também votará um requerimento do Chega para a audição do ex-ministro da Economia Pedro Reis e do ex-presidente da AICEP Ricardo Arroja, sobre a sua exoneração.
Confederações ouvidas sobre revisão da lei da greve
Na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão terá lugar uma audição conjunta da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a requerimento do grupo parlamentar do Chega, sobre a intenção do Governo de rever a lei da greve.
CGTP - IN decide como lutar contra alterações à lei laboral
Depois da manifestação do passado sábado, que juntou milhares de pessoas em Lisboa, a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional vai reunir-se para decidir novas forma de luta, tendo em conta as propostas de alteração à legislação laboral do Governo PSD/CDS-PP.
Fórum Económico Portugal–Japão em Tóquio
Na cidade de Tóquio, no Japão, realiza-se o Fórum Económico Portugal–Japão. Organizado pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, será dedicado à economia azul, no âmbito da Expo Osaka. O Fórum Oceano é responsável pela curadoria do painel sobre inovação, com a participação de entidades de referência como o projeto WindFloat Atlantic, a Tokyo Gas, o Instituto Hidrográfico, o IPMA e o Maritime Open Innovation Institute (MAOI).
NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:
- Da energia solar à eólica e às baterias, francesa Akuo tem mil milhões para investir em Portugal
- Hub da TAP poderá estar garantido: regras europeias não permitem a imposição, mas o Governo vai usar outro trunfo
- Aumento do salário mínimo além dos 920 euros? "Não abrimos, nem fechamos essa porta", diz ministra do Trabalho
- MediaMarkt desaparece de Portugal, entra a francesa Darty
- Reprogramação do PRR penaliza excedente de 2024 em €369 milhões
- “Anel de Sines” da REN para hidrogénio verde pendurado à espera de clientes
E NAS NOSSAS RUBRICAS MULTIMEDIA:
Economia Dia a Dia: Neste episódio do podcast diário do Expresso, conduzido por Juliana Simões, descubra se as propostas de Bruxelas para aliviar a pressão sobre o sector imobiliário são suficientes para resolver a crise da habitação, um desafio comum a vários países europeus. Ouça aqui.
Desejo-lhe uma ótima quarta-feira. Não se esqueça de ir consultando o site do Expresso para conhecer as últimas novidades económicas.