Bom dai!
Lisboa recebe hoje a conferência internacional IESBA 2025, com destaque para os discursos de Joaquim Miranda Sarmento e Maria Luís Albuquerque. O dia fica ainda marcado pelas estatísticas do Banco de Portugal sobre crédito ao consumo e pelas divulgações do Eurostat sobre comércio, emprego e energia na Europa.
Auditoria em destaque no ISEG
Lisboa recebe hoje a conferência internacional de Ética e Independência do IESBA 2025, com vários debates em torno da importância da auditoria. A sessão de abertura, pelas 9h, conta com a participação dos presidentes do ISEG, OCC, OROC e IESBA. O ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, fará o discurso inaugural. O encerramento estará a cargo de Maria Luís Albuquerque, atual comissária europeia para os Serviços Financeiros.
Crédito, comércio, energia e emprego
Na agenda do Banco de Portugal, está a divulgação de dados de novos créditos ao consumo no país, e da emissão monetária de agosto. Do Eurostat, há hoje dados de comércio internacional de mercadorias, tal como sobre energia, ambos referentes a julho, e de vagas de emprego no segundo trimestre.
BCE com novas publicações
O Banco Central Europeu divulga hoje a partir de Frankfurt os resultados do inquérito a analistas monetários de setembro e modelos sobre reservas internacionais e liquidez em moeda estrangeira.
Diplomacia económica em Estocolmo
O ministro adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, termina hoje a visita oficial à Suécia. O encontro central é às 10h (9h em Lisboa) com o ministro sueco Erik Slottner, focado na digitalização e simplificação da administração pública.
NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:
OpenAI, a gigante da inteligência artificial, leva a tribunal micro-empresa da Póvoa de Varzim por causa da marca GPT
“Se achas que não é mau para os trabalhadores, olha para a cara de satisfação dos patrões”: esquerda afina argumentos contra reforma laboral
Sete pontos no caderno de encargos de Álvaro Santos Pereira como governador do Banco de Portugal
Oito anos depois da lei das quotas há mais mulheres a gerir empresas, mas a maioria sem funções executivas
Galp de olho no petróleo de São Tomé: compra 27,5% do Bloco 4 à Shell
“Conseguimos o melhor de dois mundos: design alemão e produção chinesa”, diz o CEO da Smart em Portugal
E NAS NOSSAS RUBRICAS MULTIMEDIA:
Economia Dia a Dia: O processo de privatização da TAP entrou numa nova fase com regras que deixam claro que só gigantes da aviação podem liderar consórcios interessados. Quem terá condições para convencer o Governo português? A análise deste tema foi feita pela jornalista Anabela Campos. Ouça aqui o novo episódio do Economia Dia a Dia, podcast diário do Expresso, conduzido por Juliana Simões.
Votos de uma excelente semana, sempre seguindo de perto as últimas notícias no site do Expresso.