Newsletter Expresso Economia

Inflação, Ecofin e energia dominam a agenda económica esta terça-feira

Bom dia!

Esta terça-feira, Bruxelas, Varsóvia e Coimbra centram as atenções. Em Bruxelas, reúnem-se os ministros das Finanças da União Europeia (UE), em Varsóvia termina o encontro com os ministros da Energia europeus e em Coimbra começa a XVII Cimeira Cotec Europa, que contará com professores, ministros, empresas e com uma intervenção de Mario Draghi.


Reunião do Ecofin

Os ministros das Finanças dos Estados-membros da União Europeia continuarão os trabalhos em Bruxelas, para discutir o estado do sistema financeiro e a evolução da economia mundial. No debate estarão as tarifas impostas por Donald Trump e a resposta que poderá ser dada pelos europeus. O ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, representa Portugal.

Coimbra, palco das empresas

Arranca em Coimbra a XVIII Cimeira Cotec Europa, com o tema “Um apelo à ação", evento anual que reúne líderes empresariais, académicos e decisores políticos para discutir inovação, competitividade e crescimento económico, com foco na Europa. Pela cidade dos estudantes passarão empresários, ministros de Portugal, Espanha e Itália e Mario Draghi, antigo presidente do Banco Central Europeu.

Energia europeia

Termina o encontro informal em Varsóvia, capital da Polónia, dos ministros da Energia europeus, no âmbito da presidência polaca do Conselho da UE. O tema do apagão continua na agenda e Portugal, Espanha e França terão de enviar a Bruxelas, no prazo de três meses, um relatório com as causas do sucedido.

Inflação em detalhe

O Instituto Nacional de Estatística divulga os dados detalhados da evolução do índice de preços no consumidor referentes a abril, depois de a primeira estimativa do instituto ter apontado para uma aceleração da inflação para 2,1%.

Greve na CP

A greve na CP prossegue, com serviços mínimos. A greve dos maquinistas ao trabalho suplementar teve início dia 7 e decorre até dia 14 de maio e a greve parcial de revisores e trabalhadores de bilheteiras teve início no dia 11 e termina no dia 14, decorrendo entre as 5h e as 8h30. Para esta greve foram decretados 25% de serviços mínimos.


NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:


REN deixou avisos sobre os riscos de apagão no seu último plano de investimentos

O Governo mantém meta de crescimento de 2,4%, indicou o ministro das Finanças

Acordo comercial entre EUA e China entra em vigor esta quarta-feira

Movimento diz que relatório sobre IMI das barragens é “uma vergonha” e “serve para dar mais uma borla fiscal à EDP”



E NAS NOSSAS RUBRICAS MULTIMEDIA:

Economia Dia a Dia: Os Estados Unidos e a China chegaram a um acordo para reduzir as taxas aduaneiras. O que está em causa? Oiça aqui o novo episódio.

Por hoje é tudo. Desejo-lhe uma ótima terça-feira. Até breve! Fique com o Expresso.


Newsletter Expresso Economia