Bom dia!
Esta terça-feira é dia de olharmos para os preços das casas na Europa, para as vendas da indústria e para outros dados internacionais, bem como para o encontro entre o Governo e as associações empresariais para analisar o que pode Portugal fazer no quadro da guerra de tarifas.
Os preços das casas na Europa
Esta terça-feira o Eurostat prevê divulgar os dados das vendas de casas e os preços das habitações no final do ano passado. No terceiro trimestre do ano passado, os preços das casas aumentaram 2,6% na zona euro e 3,8% na União Europeia. Em comparação com o segundo trimestre a subida foi de 1,4% e Portugal teve a maior subida trimestral da zona euro (3,7%, na UE só ultrapassado pela Bulgária).
Reações às tarifas
Depois de a segunda-feira ter registado um terceiro dia de queda nas bolsas mundiais, o Governo português reúne-se hoje com várias associações empresariais, antecipando uma ronda de contactos inicialmente prevista apenas para quarta-feira. O objetivo é analisar as necessidades do tecido empresarial português no quadro de agravamento das tarifas determinado pelos Estados Unidos.
O volume de negócios na indústria
Hoje o Instituto Nacional de Estatística vai divulgar dados do Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria relativos a fevereiro deste ano. No primeiro mês do ano, o volume de negócios na indústria portuguesa subiu 0,9% face ao período homólogo e representa uma melhoria em relação a dezembro do ano passado (em que caiu 0,8%).
Cimeira Europeia da Energia 2025
Esta terça-feira termina a 10.ª edição da Cimeira Europeia da Energia, organizada pela European Business Summits (organização que cria e apoia a criação de redes temáticas e cimeiras de debate em Bruxelas). A cimeira explora formas de impulsionar a inovação, garantir energia a preços acessíveis para as indústrias e os consumidores e manter o crescimento económico, liderando simultaneamente a descarbonização.
Dados do retalho nos EUA
Hoje é dia de conhecermos mais números lá fora, como os resultados dos leilões dos títulos norte-americanos e espanhóis. Também haverá dados do retalho nos Estados Unidos e a balança comercial em França.
NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:
- Bruxelas finaliza primeira ronda de tarifas mas falta um Plano B caso Trump não recue
- Tarifas: agricultores defendem mais produção local para consumo local
- Apple, Nvidia, Microsoft, Amazon, Alphabet, Meta e Tesla desvalorizaram mais de 5,3 biliões de dólares em bolsa
- Os 'ursos' voltam a rondar Wall Street e reforçam receios de uma recessão nos EUA
- Wall Street mantém série de perdas na abertura e principais índices baixam 3,5%
E NA NOSSA RUBRICA MULTIMEDIA ‘ECONOMIA DIA A DIA’:
- A privatização da Azores Airlines pode estar mais perto, com novos nomes e mais dinheiro em cima da mesa. É desta que o processo avança? Ouça aqui
Por hoje, é tudo. Tenha uma excelente terça-feira e continue a acompanhar o essencial da atualidade económica na nossa edição digital.