Newsletter Expresso Economia

Entre uma moção de confiança e resultados empresariais, saiba o que vai marcar o dia

Bom dia!

É hoje votada a moção de confiança do Governo, que ditará se o país vai, ou não, a eleições. Na agenda económica desta terça-feira destaca-se a publicação de resultados da construtora automóvel Volkswagen e da cadeia de supermercados espanhola Mercadona.

Matilde Fieschi

Parlamento vota moção de confiança

O Parlamento vai votar, esta terça-feira, a moção de confiança apresentada pelo Governo. Na passada quinta-feira, Luís Montenegro defendeu que, caso a moção seja chumbada, a melhor decisão será partir para eleições, de preferência “num período curto". Pedro Nuno Santos já garantiu que não vai viabilizar o documento. “Este Governo nunca, mas nunca, terá a confiança do PS”, afirmou no sábado.

Apresentação de resultados da Volkswagen…

A segunda maior fabricante de automóveis do mundo apresenta, esta terça-feira, os seus resultados relativos ao ano passado. No penúltimo trimestre de 2024, a Volkswagen viu os seus lucros caírem 63,7% para os 1,58 mil milhões de euros. O desempenho global da construtora alemã, contudo, não afetou a sua fábrica em Portugal que, no ano passado, alcançou o seu melhor registo de produção desde a pandemia e o segundo maior volume de carros fabricados de sempre, e que assegurou o fabrico, a partir de 2027, do carro elétrico mais barato do grupo Volkswagen.

… e do Mercadona

Também a cadeia de supermercados espanhola Mercadona vai publicar os seus resultados de 2024. Depois de quatro anos de prejuízos, em 2023, a retalhista conseguiu, pela primeira vez, chegar aos lucros em Portugal, apresentando um resultado líquido positivo de 6,85 milhões de euros.

3.ª edição da Visit Portugal Conference

A apenas um dia do começo da 35.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), Lisboa recebe, também, a iniciativa “Visit Portugal Conference”, um evento organizado pelo Turismo de Portugal, onde serão abordados temas relacionados com os mercados internacionais e com as tendências no sector. A conferência vai contar com o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

Começa em Cannes o MIPIM 2025

Arranca, esta terça-feira, em França, a principal feira mundial do sector imobiliário: o MIPIM 2025. O ex-presidente do Banco Central Europeu Mario Draghi vai fazer a abertura do evento, com uma reflexão sobre as estratégias de transformação económica da Europa “num clima geopolítico em rápida mudança”.

NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:

- Governo sossega patrões com acordo para “via verde” da imigração

- Criada para ligar pequenas empresas e investidores, a portuguesa Raize está agora a processar dois dos seus fundadores

- BBVA abre a porta aos criptoativos em Espanha, mas não em Portugal

- Novo Banco recorre para o Tribunal da Relação contra Luís Filipe Vieira por dívida de 160 milhões de euros

- Bolsas europeias levam a melhor sobre as americanas desde o regresso de Trump, com a ajuda da Defesa

- Anúncios de venda de Teslas usados estão a aumentar em Portugal: Musk é uma das razões mas não a única

- Crédito à habitação: taxas Euribor ainda descem este ano, mas mercados projetam novo agravamento no início de 2026



E NA NOSSA RUBRICA MULTIMEDIA ‘ECONOMIA DIA A DIA’:

- Donald Trump revelou, este domingo, que há quatro grupos interessados na aquisição da rede social TikTok. Qual será o futuro desta plataforma no território norte-americano? Ouça o novo episódio do Economia Dia a Dia, podcast diário do Expresso

Por hoje é tudo. Desejo-lhe um ótimo dia. No Expresso pode ir acompanhando o essencial da atualidade económica nacional e internacional.

Newsletter Expresso Economia