Newsletter Expresso Economia

Dos riscos globais aos números da aviação, eis a agenda do dia

Bom dia!

Esta quarta-feira o Fórum Económico Mundial publica o seu relatório anual sobre riscos globais e a Comissão Europeia apresenta um relatório sobre o mercado único e a competitividade. Ainda teremos dados da aviação, leilão de bilhetes do Tesouro e resultados financeiros de três bancos norte-americanos.

Fabrice Coffrini/Getty Images

Fórum Económico Mundial publica relatório anual sobre riscos globais

O Fórum Económico Mundial publica esta quarta-feira o seu relatório anual sobre riscos globais. No ano passado, o relatório indicava que o maior risco de curto prazo decorria da desinformação, com o clima e a polarização social de seguida. A longo prazo o clima é o maior risco, seguindo-se a desinformação e, depois, a inteligência artificial.

Uma bússola para a UE

A Comissão Europeia apresenta hoje a sua proposta de uma “Bússola da Competitividade” e um relatório sobre o mercado único e a competitividade. Esta bússola guiará a ação da Comissão nos próximos anos e visa reforçar a inovação, descarbonizar e manter a ambição do Green Deal, reforçando a segurança económica da União Europeia.

Como anda a aviação?

Hoje saberemos quantas pessoas aterraram nos aeroportos portugueses em novembro do ano passado. Recorde-se que, até outubro de 2024, o número de passageiros nos aeroportos nacionais aumentou 4,2%, em termos homólogos, para 60,98 milhões de pessoas. Só nesse mês, aterraram 6,5 milhões de passageiros (mais 2,9% que em outubro de 2023).

Portugal vai ao mercado

O IGCP realiza hoje um leilão da linha de bilhetes do Tesouro com maturidade em janeiro de 2026, num montante indicativo entre os 1000 milhões e os 1250 milhões de euros.

Resultados da banca norte-americana

Citigroup, JP Morgan e Goldman Sachs apresentam esta quarta-feira os seus resultados do último trimestre do ano passado. No terceiro trimestre de 2024, o lucro do Citigroup caiu quase 9% e o do JP Morgan 2%, enquanto os ganhos do Goldman Sachs aumentaram 48%.

NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:

- Economia portuguesa cresceu em 2024 ao ritmo mais baixo desde 2015 (com exceção da pandemia)

- TAP: Privatização vai ser disputada entre a IAG e a Lufthansa, os candidatos mais fortes, diz especialista

- IAG elogia hub da TAP, desdramatiza a proximidade entre Lisboa e Madrid e mostra preferência por uma participação maioritária

- Presidente da Caixa Geral de Depósitos: “Só fala de redução de serviços quem não sabe do que está a falar”

- Portugal produziu mais carros em 2024 e 97,7% foram exportados

- PRR: espanhóis da Iberdrola ganham a maior fatia dos apoios para a instalação de baterias em Portugal

E NA NOSSA RUBRICA MULTIMEDIA ‘ECONOMIA DIA A DIA’:

- A Comissão Europeia está a reavaliar as suas investigações contra as tecnológicas Meta, Google e Apple, segundo noticiou esta terça-feira o Financial Times. Que sanções já foram aplicadas a estas empresas? Ouça aqui

Por hoje, é tudo. Tenha uma excelente quarta-feira e continue acompanhar-nos no nosso site.

Newsletter Expresso Economia