Newsletter Expresso Economia

Previsões económicas, crédito ao consumo e Orçamento em destaque esta sexta-feira, dia de Expresso nas bancas

Bom dia!

Hoje é sexta-feira e isso significa que há mais um semanário Expresso nas bancas. O dia de hoje vai ser marcado pelas estimativas económicas de outono por parte da Comissão Europeia. Destaque ainda para a publicação de dados sobre o crédito ao consumo e pela divulgação do relatório do Instituto Nacional de Estatística sobre a evolução dos setores dos transportes e das comunicações em 2023.

Michael M. Santiago

Os destaques do Expresso

No caderno de Economia desta semana falamos sobre o possível regresso do empresário Humberto Pedrosa à TAP, depois da saída em 2021 e sobre o comportamento dos mercados, com Donald Trump prestes a entrar na Casa Branca. É ainda destacado o aumento das subscrições de Planos de Poupança e Reforma e um trabalho sobre as desigualdades salariais entre homens e mulheres. Nesta edição encontra uma entrevista a Daniela Braga, diretora-executiva da Defined.ai. E contamos quem é o empresário português que é o melhor vendedor de Ferraris do mundo.

Previsões económicas da Comissão Europeia

A Comissão Europeia apresenta, esta sexta-feira, suas previsões económicas de outono. No relatório da primavera, o comissário Paolo Gentiloni comentou que Portugal tinha "um quadro orçamental muito positivo”. Na dimensão orçamental, a Comissão antecipou um excedente de 0,4% para 2024.

Orçamento do Estado

Prossegue hoje no Parlamento o debate de especialidade do Orçamento do Estado para 2025, com as audições da ministra do Trabalho e do ministro das Finanças, depois de ontem o Conselho Económico e Social ter apresentado aos deputados as suas preocupações com a proposta orçamental.

Evolução dos novos créditos aos consumidores

O Banco de Portugal vai divulgar, esta sexta-feira, novos dados sobre os créditos aos consumidores, referentes a setembro. No mês anterior, o montante total de créditos concedidos a particulares pelos bancos ascendeu a mais de 130,2 mil milhões de euros, um aumento de 2,2% face ao mesmo mês do ano passado.

Estatísticas dos transportes e comunicações

O Instituto Nacional de Estatística vai publicar o seu relatório sobre os principais resultados estatísticos acerca da atividade dos setores de Transportes e Comunicações em 2023. No ano anterior, o número de passageiros transportados, apesar dos acréscimos registados em todos os modos de transporte face a 2021, não atingiu os níveis pré-pandemia. Já o setor das Comunicações continuou a crescer, com especial destaque para o aumento do número de acessos à internet .

Início da Feira Internacional de Turismo do Interior

Começa hoje, em Valladolid, em Espanha, a 26.ª Feira Internacional de Turismo do Interior - INTUR. O evento reúne as propostas de mais de mil destinos, empresas e grupos profissionais que apresentam as suas opções de viagem.

NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:

- Da euforia à encruzilhada: o 'efeito Trump' durou apenas uma sessão de bolsa

- Tarifa social de eletricidade regista queda recorde no número de beneficiários

- Hidrogénio: portuguesa Fusion Fuel entra em insolvência

- Robôs, energia nuclear e agentes que decidem pelos humanos: como Lisboa, com a Web Summit, foi a capital da inteligência artificial durante quatro dias


- PS avança com proposta para aumento extraordinário de pensões contra a AD

- Ganhos em Bolsa são música para os ouvidos da Spotify

E NAS NOSSAS RUBRICAS MULTIMEDIA:

- Esta quinta-feira celebrou-se o dia nacional da igualdade salarial. O que tem sido feito para reduzir a discrepância remuneratória entre homens e mulheres? Ouça o novo episódio do Economia Dia a Dia, podcast diário do Expresso.

- Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, é o convidado do episódio desta semana do podcast Chave na Mão. “O alojamento local é uma ferramenta importante para desenvolver Cascais”, diz o autarca. Pode ouvir aqui.


Por hoje é tudo. Desejo-lhe um ótimo fim-de-semana, na companhia das mais recentes novidades disponíveis no seu Expresso. Até breve!

Newsletter Expresso Economia