Bom dia!
Chegou o dia em que Alexandra Reis é ouvida na comissão de inquérito da TAP sobre a sua própria saída (e indemnização) da companhia aérea. No Parlamento estará também a ministra da Habitação, ouvida menos de uma semana depois de a segunda versão do pacote “Mais Habitação” ter sido apresentada. Lá fora, em Paris está a ministra do Trabalho, a apresentar a Agenda do Trabalho Digno, e na Suíça os acionistas do UBS reúnem-se para um novo CEO tomar posse. Ainda esta quarta-feira, prossegue a greve dos maquinistas da CP.
Alexandra Reis ouvida no Parlamento a propósito da sua saída da TAP
As responsabilidades da gestão e do Governo sobre a saída de Alexandra Reis da companhia aérea estão a ser apuradas na comissão parlamentar de inquérito da TAP. O presidente da IGF foi o primeiro a ser ouvido, seguindo-se Gonçalo Pires, administrador financeiro da TAP. Ontem, foi a vez da ainda CEO, que disse ser um “bode expiatório”. Esta quarta-feira é a vez da própria Alexandra Reis ser ouvida. Deixamos-lhe aqui um resumo das novidades que “aterraram” na audição de mais de seis horas à presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener.
Ministra da Habitação também ruma à Assembleia da República
O Regimento da Assembleia da República indica que os ministros devem ser ouvidos em audição pelas respetivas comissões parlamentares permanentes pelo menos quatro vezes por cada sessão legislativa e esta quarta-feira a ‘rifa’ calhou a Marina Gonçalves, quase uma semana depois de o Governo ter apresentado o programa (quase) final “Mais Habitação” onde manteve várias medidas polémicas e acabou por ser criticado quer pela esquerda, quer pela direita.
Ana Mendes Godinho apresenta Agenda do Trabalho Digno em Paris
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, participa hoje no segundo dia de reuniões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em Paris, nas quais fala sobre o exemplo de Portugal no diálogo social. Na reunião da Comissão do Emprego, do Trabalho e dos Assuntos Sociais a ministra apresenta a Agenda do Trabalho Digno, como instrumento decisivo para o combate à precariedade e para a valorização dos jovens.
Atenção à greve
Desde o início do ano que as greves entre os trabalhadores dos transportes, nomeadamente da Comboios de Portugal (CP) se intensificaram. Hoje é mais um dia em que os maquinistas se encontram em greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diários com duração prevista superior a 7h30 ou que impliquem entradas e/ou saídas na sede entre as 0h30 e as 6h. Os trabalhadores reivindicam aumentos salariais, a valorização da carreira da tração e a melhoria das condições de trabalho.
Acionistas da UBS reúnem-se
Depois da assembleia de acionistas do Credit Suisse, onde o presidente pediu desculpa, é a vez de o UBS se reunir. É a primeira assembleia após o UBS ter comprado o concorrente Credit Suisse. Na assembleia desta quarta-feira deverá ser aprovada a nomeação de Sergio Ermotti como presidente executivo.
NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:
- Investimento em I&D atinge máximo de 3609 milhões de euros, e mais de metade desta aposta é do sector privado
- CEO da TAP compromete gestor financeiro, Pedro Nuno Santos e não vê "justa causa" para ser afastada: "Sou bode expiatório"
- Adeus pássaro azul: Musk muda símbolo do Twitter para cão da criptomoeda Dogecoin
- Centeno atento mas não alarmado: "Para metade das famílias, 15,5% do seu rendimento líquido é suficiente" para pagar o crédito à habitação
- 230 mil pessoas ainda não receberam os 125 euros de apoio extraordinário
E NA NOSSA RUBRICA MULTIMEDIA ‘ECONOMIA DIA A DIA’:
- Christine Ourmières-Widener contesta o seu despedimento na justiça, será que Alexandra Reis vai seguir os mesmos passos? Falamos da comissão de inquérito da TAP no mais recente episódio.
É tudo, por hoje. Tenha uma excelente quarta-feira e continue a seguir toda a atualidade económica no nosso site.